O Sindicato dos Bancários de Rio Preto e região realizou nesta quarta-feira (10) uma manifestação pacífica em frente à agência 0715 do Santander, na Avenida Nossa Senhora da Paz, contra o fechamento da unidade, previsto para 19 de setembro. Durante o ato, a diretoria dialogou com funcionários e alertou clientes sobre os impactos negativos do encerramento das atividades da respectiva agência física.
Durante a movimentação, o presidente do Sindicato, Júlio César Grochovski, destacou:
“Estamos atentos à situação dos bancários impactados pelo fechamento de mais uma agência e extremamente preocupados com as decisões tomadas pelo banco, atitudes essas que refletem diretamente na vida dos nossos trabalhadores. Somos contra essa onda de fechamento de agências e a constante perda de postos de trabalho!”.
O vice-presidente, Hilário Ruiz, demonstrou a indignação do Sindicato, enquanto instituição representante da categoria afetada, acerca dos constantes fechamentos de agências do Santander: “Enquanto os bancos lucram bilhões, eles agem na contramão dessa realidade, fecham agências e demitem funcionários sem justificativa. Os bancos vem fazendo um desserviço à população. Isso não pode continuar! Basta!”, disse.
Apesar de um lucro de R$ 7,52 bilhões no Brasil no primeiro semestre de 2025 — alta de 18,4% em relação a 2024 —, o Santander eliminou 1.173 postos de trabalho nos últimos 12 meses e fechou 561 agências, sendo 159 apenas no último semestre. O banco mantém ainda uma operação brasileira altamente lucrativa, com crescimento da base de clientes em 4,5 milhões, totalizando 71,7 milhões de pessoas atendidas.
O Sindicato reforça que continuará acompanhando o processo, buscando soluções que minimizem os impactos sobre os profissionais e a comunidade.