Em resposta à proposta da Caixa Econômica Federal, que prevê aumento de até 71% nos custos do plano Saúde Caixa, o Sindicato dos Bancários de Rio Preto e Região realizou, nesta quinta-feira (9), um manifesto em defesa do plano. A ação contou com um bate-papo com os funcionários da agência 2185, localizada na Avenida Bady Bassitt, para esclarecer dúvidas e debater os impactos da proposta.
Entre as alterações apresentadas pelo banco estão a elevação da contribuição dos titulares de 3,5% para 5,5% e o reajuste do valor por dependente, de R$ 480 para R$ 672. O presidente do Sindicato, Júlio César Grochovski, destacou a importância da mobilização: “Estamos reivindicando reajuste zero, a manutenção do modelo 70/30 e o fim do teto de 6,5%. Teremos uma nova rodada de negociação nesta sexta-feira (10). A luta é árdua e, por isso, contamos com o apoio de todos vocês!”, disse.
Os dirigentes reforçaram que a mobilização coletiva é essencial para proteger o Saúde Caixa, uma conquista histórica dos empregados da Caixa. Para ampliar o diálogo, a abertura da agência foi adiada em uma hora, garantindo maior participação dos funcionários.
Esta foi a segunda ação do Sindicato nesta semana, que realizou visitas em diferentes agências Caixa com o objetivo de posicionar sobre a atual situação do Saúde Caixa, além de esclarecer dúvidas e fortalecer a defesa do plano.