O recente fechamento das agências Santander e Bradesco em Guaraci-SP tem gerado grande insatisfação entre os moradores e trabalhadores da região. Sem atendimento presencial no município, os clientes precisam se deslocar até Olímpia, cidade vizinha, onde as unidades bancárias têm enfrentado sobrecarga de atendimento e longas filas.
De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Bancários de São José do Rio Preto e Região, Hilário Ruiz, a decisão das instituições financeiras representa um profundo desrespeito à população e aos funcionários.
“Os bancos demonstram total falta de compromisso com o município. Além de dificultar o acesso dos clientes a serviços essenciais, sobrecarregam os trabalhadores que permanecem nas agências de cidades próximas”, destacou Ruiz.
Com o encerramento das agências, moradores de Guaraci enfrentam obstáculos para realizar algumas operações bancárias, inclusive o recebimento de aposentadorias. Muitos clientes, inclusive idosos, precisam viajar até Olímpia, o que aumenta gastos e tempo de espera.
O sindicato dos Bancários de Rio Preto e região reforça que o fechamento das unidades reflete a falta de responsabilidade social das instituições financeiras, que priorizam o lucro em detrimento do atendimento ao município.
“Exigimos respeito e compromisso dos bancos com a população e com os trabalhadores do setor bancário. Basta de fechamento de agências!”, completou Hilário Ruiz. A situação reacende o debate sobre a inclusão bancária, inclusive de bancos públicos em cidades menores e o papel das instituições financeiras na garantia do acesso a serviços essenciais para todos.


