O Comando Nacional dos Bancários e o Banco do Brasil assinaram, nesta sexta-feira (11), de forma virtual, o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) específico dos funcionários do BB, com vigência até 2028.
A assinatura encerra mais de dois meses e meio de negociações e ocorreu após a aprovação da proposta pela ampla maioria da categoria nas assembleias realizadas entre quinta-feira (10) e sexta-feira (11).
Entre os principais pontos do acordo estão o adiantamento da PLR, com pagamento previsto para 16 de setembro, e o abono da paralisação realizada em 20 de agosto.
O ACT também garante avanços em diversas áreas, como remuneração, carreira, saúde, inclusão e direitos sociais. Entre as conquistas estão a ampliação da licença-paternidade de 20 para 35 dias, aumento do auxílio para filhos com deficiência, estudos para revisão do PCR, medidas de combate ao endividamento e ações afirmativas nos processos seletivos internos.
O acordo prevê ainda R$ 360 milhões de adiantamento da contribuição patronal para a Cassi, reconhecimento financeiro de até R$ 3 mil para o público definido na Campanha de Adimplência 2026, além de medidas relacionadas à violência doméstica, pessoas com deficiência, exames para doenças crônicas e direitos sociais.
Para a categoria, a assinatura representa o resultado da mobilização e da participação dos funcionários durante o processo de negociação.


