A 27ª Conferência Nacional dos Bancários começou nesta sexta-feira (22), em São Paulo, reunindo delegados e delegadas de todo o país para discutir os principais desafios da categoria e definir as estratégias da Campanha Nacional. O encontro segue até domingo (24) com debates, grupos de trabalho e plenárias que irão aprovar o plano de lutas para o próximo período.
A Diretoria do Sindicato dos Bancários de Rio Preto e região participa ativamente da conferência. Estão presentes os diretores Ari Cleber Fratantonio, Edemilson Favaron, o vice-presidente Hilário Ruiz e o presidente Júlio César Grochovski.
Entre os temas centrais discutidos estão:
-Defesa do emprego e dos direitos trabalhistas
-Soberania nacional e democracia
-Regulamentação do sistema financeiro
-Combate ao fascismo e às fake news
-Justiça fiscal e social
-Inteligência artificial e impactos
Na abertura, a presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira, destacou a importância da mobilização: “É urgente lutar para preservar os direitos da classe trabalhadora, garantir um sistema fiscal justo e enfrentar os ataques à soberania nacional.”
Já Neiva Ribeiro, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, reforçou a necessidade de fortalecer a organização sindical frente à precarização do trabalho e às consequências da reforma trabalhista. Ela também valorizou a presença do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, que reafirmou o compromisso do governo com as pautas da categoria trabalhadora.
Com representação de norte a sul do Brasil, a Conferência é o espaço máximo de deliberação da categoria, onde são definidas as estratégias de mobilização e negociação para os próximos meses.