Os bancários de todo o país aprovaram, em assembleias realizadas nesta quinta-feira (13), a minuta de reivindicações para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e dos Acordos Coletivos de Trabalho (ACTs). Esta minuta foi previamente debatida e aprovada no último domingo (9) durante a 26ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro.
Com a aprovação da minuta, as negociações da Campanha Nacional com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) poderão ser iniciadas.
A construção da minuta envolveu discussões em conferências estaduais e regionais, além da Consulta Nacional da categoria, que contou com 46.824 respondentes. Júlio César Grochovski, presidente do Sindicato dos Bancários de Rio Preto e Região, destacou a importância da unidade para a manutenção e avanço das cláusulas de trabalho.
Os eixos principais da pauta de reivindicações aprovados incluem:
- Aumento real de 5% (inflação + 5%), PLR maior e ampliação de direitos
- Fim do assédio e dos instrumentos adoecedores na cobrança de metas
- Representação de todos os trabalhadores do ramo financeiro
- Defesa dos empregos, considerando os avanços tecnológicos no trabalho bancário
- Redução da taxa de juros para induzir o crescimento econômico e geração de emprego e renda
- Reforma tributária: tributar os super ricos e ampliar a isenção do IR na PLR
- Fortalecimento das entidades sindicais e da negociação coletiva
- Ampliação da sindicalização
- Fortalecimento do debate sobre a importância das eleições de 2024 para a classe trabalhadora na defesa de seus direitos e da democracia: eleger candidatos e candidatas que tenham compromisso com as pautas dos trabalhadores
Além da minuta geral, também foi aprovada a minuta específica para o banco Itaú. Com essa aprovação, os bancários se preparam para mais uma etapa importante na luta por melhores condições de trabalho e direitos para a categoria.