Bancários aprovam pauta de reivindicações para Campanha Nacional

Facebook
Twitter
WhatsApp

Compartilhe em sua rede social

A 22ª Conferência Nacional dos Bancários realizada nos dias 17 e 18 de julho aprovou a minuta de reivindicações e plano de luta para Campanha Nacional de 2020. Pela primeira vez na história, a conferência foi realizada de forma digital através de videoconferência, seguindo os protocolos de proteção contra o Covid-19.

“A categoria bancária mais uma vez demonstrou que está unida e firme no propósito de lutar pelos direitos dos trabalhadores. A minuta aprovada na Conferência do último fim de semana, nasceu do diálogo e participação dos bancários e certamente irá atender o anseio de todos” destacou Aparecido Roveroni, presidente do Sindicato de Rio Preto.

Após a aprovação da minuta, o próximo passo é a realização da assembleia de aprovação agendada para o próximo dia 21 (Ver o Edital – Mais informações abaixo). Passado esse processo, o documento é direcionado para a Fenaban/Febraban, na próxima quinta-feira, 23.

Outras aprovações
A programação aprovou a reivindicação de reajuste de inflação mais 5% de aumento real nos salários e todas as cláusulas econômicas. A inclusão na minuta da cláusula que regula o teletrabalho ou home office também foi aprovada. Entre as defesas está a proibição da retirada dos direitos dos trabalhadores que cumprirem suas funções em suas casas, à exceção do vale-transporte/combustível, que deve ser fornecido com valor proporcional aos dias de comparecimento do trabalhador no banco, definindo que estes tenham de realizar suas atividades no próprio local de trabalho, pelo menos, uma vez por semana.

A questão das metas abusivas foi outro assunto defendido e enfatizado pela categoria, que aprovou a proposta para que seja feita uma atualização da cláusula referente à cobrança as metas pelos bancos, uma vez que a luta pela saúde e melhores condições de trabalho é um dos eixos da campanha.

Outros eixos
A campanha terá como prioridade a manutenção dos empregos e dos direitos, a defesa dos bancos públicos e o reajuste do valor da Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR) pelo mesmo índice da campanha.

Demais cláusulas
As demais cláusulas hoje presentes na CCT foram mantidas na minuta de reivindicações.

Moções
Os delegados também aprovaram cinco moções. Uma em solidariedade às famílias das vítimas do Covid-19; uma contra o racismo estrutural e pelo fim da violência policial; uma de repúdio ao Banco Santander; e uma de apoio ao meio ambiente, aos povos indígenas e aos quilombolas.

Resoluções
Também foram aprovadas três resoluções. Uma em defesa dos bancos públicos; uma para conclamar dirigentes e militantes sindicais a realizar um efetivo engajamento nas eleições 2020 e uma pelo Fora Bolsonaro!

Sindicato convoca Assembleia Geral Extraordinária para terça-feira(21)

O Sindicato dos Bancários de Rio Preto e Região convocou para terça-feira, 21 de julho, na sede do sindicato, assembleia geral extraordinária para apreciação da minuta de reivindicações aprovada na Conferência Nacional dos Bancários.  Se aprovada, a minuta será apresentada à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) na quinta-feira (23), às 14h30.

Pauta da Assembleia:

  • Autorizar a diretoria do Sindicato a negociar e celebrar Convenção Coletiva de Trabalho, Convenção Coletiva sobre participação dos Empregados nos lucros e/ou Resultados dos bancos, Convenção Coletiva de Trabalho sobre Relações Sindicais e Acordos Coletivos de Trabalho aditivos à CCT e, frustradas as negociações, defender-se e/ou instaurar dissídio coletivo de trabalho, bem como delegar poderes para tanto;
  • Deliberar sobre aprovação da minuta de pré-acordo de negociação e minuta da pauta de reivindicações da categoria bancária, data-base 1º de setembro, definidas na 22ª Conferência Nacional dos Bancários que inclui desconto a ser feito no salários dos empregados em razão da contratação a ser realizada (contribuição negocial).

Outras Notícias