Base sindical de Rio Preto aprova acordo Saúde Caixa

Compartilhe em sua rede social

Os bancários da Caixa Federal de Rio Preto e Região aprovaram nesta quarta-feira(20) a proposta do aditivo ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) específico do Saúde Caixa. A proposta já havia sido aprovada em aproximadamente 74% das bases sindicais, pela maioria dos titulares do plano.

Em Rio Preto, participaram da assembleia remota 201 bancários. Seguindo a recomendação do comando nacional, 185 bancários votaram SIM, 14 NÃO e 2 se abstiveram.

A proposta

A proposta que foi à votação foi negociada durante quase seis meses com a Caixa. E, apesar do endurecimento do banco nas negociações, a representação dos trabalhadores conseguiu:

  • A manutenção da cobrança de 3,5% da remuneração básica para os titulares, sem qualquer reajuste;
  • Para aqueles que têm dependentes diretos, fixa um limite para o comprometimento da renda do trabalhador de até, no máximo, 7% por grupo familiar;
  • A Caixa assumirá integralmente a despesa de pessoal desde 2021 e vai usar as reservas técnicas para zerar o déficit sem a necessidade de contribuições adicionais;
  • A Caixa vai recriar as estruturas regionais de Gestão de Pessoas e os Comitês Regionais de Credenciamento e Descredenciamento para melhorar a rede de atendimento;
  • As regras da coparticipação continuam inalteradas: 30% sobre os procedimentos (excluindo internações e oncologia) e valor fixo de R$ 75,00 no pronto-socorro/pronto atendimento, com limite anual de R$ 3.600,00 por grupo familiar.

Sindicato visitou agências e esclareceu dúvidas

Diretores do Sindicato de Rio Preto visitaram agências da Caixa e conversaram com bancários para expor detalhes da proposta. O presidente do Sindicato dos Bancários de Rio Preto, Júlio César Grochovski, ressaltou que “O que algumas pessoas podem não ter entendido, é que o atual acordo perde a validade no final deste mês. A proposta tem importantes avanços e ter um acordo assinado dá segurança jurídica pro bancário”, destacando a importância do diálogo.

Outras Notícias