Com mensagens simples e objetivas, campanha foca na reconstrução da confiança e na união dos bancários pela valorização da história de luta e conquistas da categoria
Neste domingo, último dia da 26ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, realizada em São Paulo, o secretário de Comunicação da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Elias Jordão, apresentou as peças iniciais da arte da Campanha Nacional 2024 e destacou a importância da participação de cada federação, sindicato e, especialmente, de cada bancária e bancário para o sucesso da campanha, alinhada ao lema da conferência: “Futuro se faz juntos!”.
Elias explicou que os bancos estão afastando as bancárias e os bancários das agências, transformando-os em “agentes de vendas” que visitam seus clientes e trabalham remotamente. “Este afastamento dificulta o contato dos sindicatos com os trabalhadores, prejudicando a visão que eles têm das entidades de representação sindical. Durante as conversas no Coletivo Nacional de Comunicação da Contraf-CUT, foi identificado que todos os pontos-chave levantados para compor a arte da Campanha Nacional visam reconstruir a conexão entre as entidades e os trabalhadores. A campanha busca restabelecer o elo de confiança e comunicação com os bancários, por meio da transparência e do resgate da história de luta e conquistas da categoria.”
Para Elias, a reconstrução da confiança é um processo contínuo, que requer consistência ao longo do tempo. “É fundamental relembrar de onde viemos e para onde estamos indo, sempre mantendo as promessas feitas e o compromisso com a transparência, responsabilidade e comunicação honesta. Para estabelecer um relacionamento genuíno entre bancários de base e sindicalistas, é necessário valorizar a história das bancárias e bancários, sempre baseada no interesse e mobilização da categoria.”
A campanha deste ano enfatiza que as conquistas dos bancários, tanto individuais quanto coletivas, são resultado de lutas coletivas e desafios vencidos por todos. “A ideia é mostrar que os sucessos dos bancários e dos sindicatos estão conectados, e que essa conexão sempre foi bem-sucedida. Nas peças e materiais de divulgação, serão destacadas as conquistas de maneira autêntica, com personalidade e valores, para estabelecer a conexão e ajudar a reconstruir a confiança e a credibilidade desse relacionamento que se mostrou tão assertivo na história de luta da categoria. Os sindicatos sempre estiveram na luta e nas conquistas, oferecendo suporte, compartilhando recursos e colaborando para um futuro melhor”, revelou o secretário de Comunicação.
A campanha será apoiada em dados e fatos, com textos simples e diretos. “O objetivo é transmitir a mensagem clara e usar as imagens como apoio, permitindo posteriormente a utilização criativa nas composições. Serão abordadas conquistas, desafios enfrentados pela categoria e a presença constante dos sindicatos na luta”, contou.
Antes de apresentar a marca da campanha, Elias fez um agradecimento especial a todos que contribuíram para sua construção. “Os dirigentes que compartilharam ideias, o Coletivo de Comunicação da Contraf-CUT que aprofundou os debates, o Comando Nacional que refinou o conceito, a equipe de Comunicação e Imprensa da Contraf que sintetizou as contribuições, e as entidades sindicais que cederam profissionais e dirigentes para contribuir com a construção da ideia.”
A Campanha Nacional dos Bancários 2024 é um convite à luta coletiva pelos direitos dos trabalhadores do setor financeiro. O lema “#SuaLutaNosConecta” reflete o compromisso de envolver cada bancária e bancário em uma luta que é de todos. A campanha se concentra em questões essenciais como emprego, saúde mental, aumento real, PLR, manutenção de direitos, diversidade e inclusão. “Estamos todos conectados por um bem maior: a vida. A luta é de todos nós!”, finalizou.