CEE define calendário de luta na Caixa Federal

Compartilhe em sua rede social

A Comissão Executiva dos Empregados da Caixa Federal (CEE), formada por dirigentes sindicais, definiu o calendário de luta deste mês de abril, durante reunião realizada no último dia 12. A mobilização será em defesa do pagamento correto da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), da vacina contra a Covid-19 para todos e da Caixa 100% pública.

A Caixa Federal não pagou a PLR em conformidade ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2020/2021. Estudo do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) identificou que a Caixa Federal creditou a PLR Social com base na divisão linear entre todos os empregados de 3% do lucro líquido, e não de 4%.

Durante a mobilização, serão denunciadas as graves consequências que as devoluções dos Instrumentos Híbridos de Capital e Dívida (IHCD) vão causar à Caixa Federal. A intenção do presidente do banco, Pedro Guimarães, é devolver os recursos com a venda de subsidiárias ainda neste ano. A Caixa Federal já devolveu R$ 11,35 bilhões de um total de R$ 40 bilhões. Vale lembrar que IHCD não tem data de vencimento, portanto, a direção do banco púbico não tem a obrigação de antecipar a devolução destes recursos.

Fonte: Contraf-CUT

Outras Notícias