Teve início nesta quarta-feira (02), em Marília, a Conferência Interestadual da Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB SP/MS). O evento reúne lideranças sindicais para debater os principais desafios e perspectivas do setor bancário. A abertura e o credenciamento dos dirigentes sindicais dos 22 sindicatos de bancários participantes ocorreram na terça-feira (01).
Na manhã desta quarta-feira, a abertura oficial foi marcada por uma atividade de formação de dirigentes sindicais voltada à saúde suplementar, conduzida por Luciana Moreira, da Sharp Class. A apresentação trouxe reflexões importantes sobre os desafios enfrentados pelos trabalhadores bancários em relação aos planos de saúde e à qualidade da assistência oferecida.
O Sindicato dos Bancários de São José do Rio Preto e região está presente neste evento de grande relevância, com a participação do seu presidente, Júlio César Grochovski; do vice-presidente, Hilário Ruiz; e dos diretores Edemilson Favaron e Ari Cleber Fratantonio.
Nesta quinta-feira (03), a diretoria da FEEB SP/MS se reúne para consolidar propostas e aprofundar os debates que irão compor a pauta nacional da categoria.
Confira os eixos da Campanha Salarial 2025:
Os debates da Conferência Interestadual estão organizados em torno de oito eixos temáticos, que nortearão as lutas e negociações da campanha salarial deste ano. São eles:
- Conjuntura internacional e nacional: crescimento do fascismo e defesa da democracia;
- Avanços tecnológicos, inteligência artificial e impactos no trabalho bancário;
- Regulação do Sistema Financeiro Nacional;
- Como conquistar a redução da jornada sem redução de salário;
- Novas formas de trabalho: terceirização e pejotização no setor bancário;
- Formação da classe trabalhadora;
- Comunicação popular na era das redes sociais;
- Novas formas de mobilização.
Além de preparar a categoria para os desafios atuais, as discussões da Conferência Interestadual contribuem para a construção da pauta da 27ª Conferência Nacional dos Bancários, marcada para os dias 22 a 24 de agosto.
A Conferência Interestadual integra um processo de construção coletiva, desenvolvido por meio das conferências regionais e estaduais promovidas pelas federações de todo o país. Esses encontros são fundamentais para fortalecer a base da categoria e preparar as propostas que serão levadas à Conferência Nacional.