Conquista da Campanha Nacional 2020, Caixa reabre o Saúde Caixa para todos

Facebook
Twitter
WhatsApp

Compartilhe em sua rede social

Uma das maiores conquistas da Campanha Nacional dos Bancários de 2020 foi concretizada na última sexta-feira (8). A direção da Caixa reabriu o Saúde Caixa para todos os empregados. O Saúde Caixa para Todos está no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) e, desde o fim das negociações, as entidades que representam os empregados e o movimento sindical reivindicam a inclusão dos trabalhadores que estavam fora do plano. A demanda já era antiga dos trabalhadores, desde 31 de agosto de 2018, quando os novos contratados não foram inseridos no plano de assistência à saúde. Cerca de 10 mil empregados devem entrar no Saúde Caixa.

O cenário de pandemia estava deixando os empregados que estão fora do Saúde Caixa apreensivos e a gestão da Caixa estava excluindo os trabalhadores do plano de assistência à saúde. A taxa de contaminação voltou a crescer no país e passou de 200 mil óbitos desde o começo da pandemia.

O vice-presidente do Sindicato dos Bancários de Rio Preto e Região, Hilário Ruiz, salientou que a inclusão de todos os empregados no plano é uma conquista do movimento sindical e dos empregados, e não uma ação realizada pela Caixa.

“É preciso lembrar que a inclusão dos empregados no plano Saúde Caixa foi amplamente discutida na Campanha Nacional de 2020, sendo uma conquista do acordo coletivo. Não foi uma realização da Caixa, mesmo poque, apesar do direito garantido no acordo, a Caixa demorou para incluir os colegas bancários no plano, motivo pelo qual, o CEE e o movimento sindical de forma insistente, cobraram a inclusão desde o ano passado” disse Ruiz.

Cobranças para a inclusão
O acordo do novo plano de saúde manteve os princípios de pacto intergeracional, solidariedade e mutualismo e a inclusão dos novos contratados que entraram após 31 de agosto de 2018, principalmente dos PcDs. Com a entrada de todos os trabalhadores no plano, a modalidade de reembolso seria extinta.

Ainda em setembro de 2020, os sindicatos através da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro encaminhou ofício à Caixa solicitando agilidade no processamento de inclusões dos empregados. A gestão do banco respondeu que havia um impasse junto à SEST para que a ação acontecesse.

Desde então a CEE/Caixa, com o apoio dos movimentos sindicais e da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) cobravam o cumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

Fonte: Fenae com edição do Sindicato de Rio Preto.

Outras Notícias