Dia de Luta! Bancários protestam contra demissões no Santander

Facebook
Twitter
WhatsApp

Compartilhe em sua rede social

Sindicatos dos Bancários de todo o país realizam, nesta quinta-feira (24), um Dia Nacional de Luta contra as demissões realizadas pelo banco Santander. A decisão foi tomada em reunião da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do banco, realizada na tarde de segunda-feira (21).

O Banco Santander vem sistematicamente demitindo trabalhadores e trabalhadoras neste momento de descontrole da pandemia do novo coronavírus no Brasil, demissões que, inclusive, ferem estabilidades garantidas em legislação e convenção coletiva/ACT, como, por exemplo, demissão de companheiras gestantes. Muitas destas demissões são feitas através de ligações telefônicas e outras atingem a totalidade de departamentos, com a clara finalidade de terceirização das atividades.

Para expressar o repúdio da categoria diante das ações do Santander, os sindicatos, representados pela CONTRAF/FEEB-SPMS, se reuniu com membros do COE/SANTANDER, onde deliberaram pela realização de ações de denúncia e pressão contra as atitudes da direção do banco. Os representantes da categoria bancária organizam “O dia Nacional de Luta”, e se mobilizarão nas redes sociais em protesto às demissões e em defesa do emprego. Um tuitaço está agendado para ocorrer às 12h com a #SantanderPareAsDemissoes.

“As demissões são absurdas, injustas, tem ocorrido por telefone, demonstrando a falta de consideração e respeito do banco para com seus funcionários. Mesmo durante a pandemia, o Santander continua pressionando seus funcionários para atingir metas, assim como as cobranças excessivas, o que gera grande desconforto, além de contribuir para o adoecimento físico e emocional dos trabalhadores”, ressalta Daniel Vitolo, diretor do sindicato de Rio Preto.

“As demissões e a forma como o banco está tratando seus funcionários é inaceitável. Os sindicatos estão se mobilizando para fazer o enfrentamento, é importante que todos os bancários participem do Dia Nacional de Luta expondo sua indignação nas redes sociais” salientou Aparecido Roveroni, presidente do Sindicato de Rio Preto.

Outras Notícias