Dia do Bancário: uma homenagem à garra, luta e importância de uma categoria imprescindível para o Brasil

Compartilhe em sua rede social

Hoje é dia do bancário e da bancária. Dia 28 de agosto, dia de celebrar lutas e conquistas históricas, de reconhecer o quanto cada um e cada uma é valioso e essencial.

“Neste dia celebramos com muito orgulho o nosso dia, dia do trabalhador Bancário, que mesmo enfrentando condições precárias, sem reconhecimento dos banqueiros, realizam com maestria suas atividades, proporcionando ano após ano resultados excelentes, contribuindo para o desenvolvimento do nosso país. Nós, do Sindicato de Rio Preto e Região, estamos a 59 anos lutando e defendendo direitos e garantias da categoria bancária, e neste dia de celebração, com muita alegria, reforçamos o quanto cada colega bancário e bancária é essencial para todos nós, trabalhador bancário é sinônimo de luta, resistência e união, prova disso são as diversas conquistas obtidas ao longo da nossa história, parabéns bancário e bancária” Presidente do Sindicato, Júlio César (Foguinho).

Em comemoração a data, o Sindicato de Rio Preto também presenteou os bancários e bancárias com uma garrafa térmica personalizada.


Diretor Daniel Vitolo realizando a entrega dos brindes

Origem do Dia do Bancário

O dia 28 de agosto é uma homenagem, um resgate da histórica greve de 1951. Nesse dia, reunidos em assembleias os bancários rejeitaram a contraproposta dos banqueiros e deflagraram paralisação nacional; foram duramente reprimidos pela polícia. Embora os bancários de outros estados tenham aceitado o acordo, os paulistas resistiram e mantiveram a greve durante 69 dias. No dia 5 de novembro daquele ano, a Justiça concedeu reajuste de 31%, encerrando a greve. Inclusive a Lei nº 4.368, de 23 de julho de 1964 sacramentou a data.

Outras Notícias