O Sindicato dos Bancários de Rio Preto e Região realizou nesta quinta-feira(14), protesto por melhores condições de trabalho e contra as demissões promovidas pelo banco Itaú. O ato faz parte do Dia Nacional de Luta no Itaú, promovida pelos sindicatos, Federações e Confederação dos bancários de todo país.
Em Rio Preto, o ato de protesto foi realizado na agência 0045, com a exposição de faixa, distribuição de panfletos e paralisação do atendimento por uma hora. A ação contou com a presença do presidente do sindicato, Júlio César (Foguinho), diretores Daniel Vitolo, Darci Barros, Carolina Roveroni, Jurandir Garcia e Devair Silva.
Apesar do lucro bilionário, o Itaú vem demitindo em massa e fechando centenas de agências no Brasil, o bancário é diariamente cobrado a cumprir metas impossíveis, a pressão do banco gera doenças físicas e psicológicas nos funcionários.
“Somente no primeiro trimestre de 2022, o banco Itaú Unibanco registrou lucro líquido recorrente de R$ 7,36 bilhões, representando um aumento de 15,1% ano a ano, e mesmo assim o Itaú segue demitindo funcionários e aumentando as metas. Neste dia nacional de luta, estamos denunciando essa falta de compromisso do banco com a categoria, cobrando o fim das demissões, mais contratações e melhores condições de trabalho” enfatizou o presidente do sindicato de Rio Preto, Júlio César (Foguinho) que também é bancário do Itaú.
Manifesto Movimento Sindical
“Dia Nacional de Luta contra as demissões e melhores condições de trabalho. Respeite os Itubers!
Você sabia que o Banco Itaú lucrou R$ 7bi no primeiro trimestre de 2022? Sim, e apesar da receita com prestação de serviços e tarifas bancárias crescer 11,8% em doze meses, o banco demite, sobrecarrega funcionários e cobra exaustivamente metas abusivas!
Como resultado, além do fechamento de 207 agências físicas no Brasil, o que vemos são demissões e adoecimento dos trabalhadores.
O Dia de Luta é para pedir um basta para os abusos que os trabalhadores sofrem diariamente nas agências.
Enquanto campanhas publicitárias mostram um banco atualizado, a realidade mostra um retrocesso nas condições de trabalho!
Nossa indignação e pedido de BASTA pensa também em você cliente, prejudicado diretamente com a falta de funcionários e o atendimento precário.
Esse apelo é sobre empregos, remuneração, saúde, previdência complementar, diversidade, segurança bancária, condições de trabalho e teletrabalho, mas é também sobre VIDA e dignidade do trabalhador.
O Itaú, “banco da inovação”, trata agora os trabalhadores por “Ituber”. De trabalhadores a colaboradores e agora Ituber. A verdade é que de nada adianta alterar a forma de tratamento se os problemas continuam os mesmos, afinal, ser Ituber é poder ser você mesmo e se expressar de forma transparente!
Chega de demissão! Chega de precarização das condições de trabalho! Chega de adoecimento! Chega de exploração! Chega de ameaça e de assédio moral!
#RespeiteOsltubers””