Dia Nacional de Luta – Sindicato promove ações contra reestruturação do Banco do Brasil

Facebook
Twitter
WhatsApp

Compartilhe em sua rede social

Seguindo orientação do comando nacional, o sindicato dos Bancários de Rio Preto e Região realizou nesta quarta-feira(12), paralisações nas agências do Banco do Brasil.

O movimento, que também está sendo realizado por todo o país, visa contrapor a reestruturação imposta pela direção do banco. Entre outras ações, os bancários vestem preto e realizam reuniões de esclarecimento e mobilização nos locais de trabalho.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários de Rio Preto e Região, as ações são uma resposta ao governo.

“O movimento é uma resposta ao governo que quer retirar direitos, reestruturar o Banco, efetuando a venda de ativos importantes que mais geram lucros e subsidiam importantes projetos sociais” disse Aparecido Roveroni, presidente do sindicato.

Para o vice-presidente regional do sindicato, Hilário Ruiz, além de prejudicar os funcionários e o serviço prestado à sociedade, a reestruturação precede uma possível privatização do banco.

“Estamos na defesa do Banco do Brasil para que permaneça como banco público. O dia de luta e as ações realizadas dão um recado dos bancários ao governo que infelizmente, ao contrário da necessidade de se estruturar e oferecer um serviço melhor para a população, vêm diminuindo a competência dos bancos e a estrutura, para num segundo momento, certamente tentar privatizar”.

As mudanças no plano de carreira e salários dos funcionários incluídas no Programa Performa: Desempenho e Reconhecimento, anunciado pelo BB no dia 3 de fevereiro reduzem em média 18% o valor de referência (VR) das gratificações, extinguem cargos e criam outros. Além disso, a direção do banco extinguiu o acréscimo salarial na ascensão do módulo básico para o avançado, o que revoltou bancários da rede de agências e unidades de negócios.

Para o diretor do Sindicato, Darci Barros, “apesar das alegações do BB afirmando que as mudanças serão benéficas para os funcionários, os bancários do BB e suas entidades representativas sabem que o objetivo por trás da reestruturação é impor uma redução salarial”.

Daniel Vitolo, diretor do sindicato, ressalta que as mudanças impostas pelo Banco do Brasil através da reestruturação podem até mesmo impactar a PLR.

“O pagamento da PLR tem como base o VR de gratificação, as mudanças podem até mesmo reduzi-la. Por isso é muito importante a participação de todos os funcionários. Temos que combater esse ataque frontal aos nossos direitos e as ameaças de privatização”, finalizou o diretor.

Fonte: SP Bancários com edição de Bancários Rio Preto

Outras Notícias