Atendendo a legislação eleitoral que prevê a obrigatoriedade de desincompatibilização de pré-candidatos a cargos eletivos da diretoria de entidades sindicais, 4 meses antes do pleito, o diretor da FEEB – Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul e Sindicato dos Bancários de São José do Rio Preto e Região, Hilário Ruiz, formalizou o pedido e se afasta momentaneamente da diretoria.
Hilário Ruiz se colocou como pré-candidato a Deputado Federal e deverá pleitear uma vaga nas eleições gerais que ocorrerão no dia 2 de outubro deste ano. De acordo com o pré-candidato, o motivo que alimenta este novo desafio é a ampliação da representatividade dos bancários e demais trabalhadores na Câmara dos Deputados.
“Nos últimos anos a classe trabalhadora foi duramente atacada com a retirada de direitos. Nós, bancários, constantemente temos nossos direitos e conquistas ameaçados por mandatários que não nos representam. Por isso decidi aceitar o convite feito pelo ex-governador e pré-candidato ao governo de São Paulo, Márcio França, para filiar ao PSB e buscar este novo espaço no cenário nacional” ressaltou Hilário.
Em vídeo, o diretor anunciou a desincompatibilização.
Hilário foi vereador por dois mandatos consecutivos em Olímpia e presidiu a Câmara no biênio 2009-2010 sendo depois eleito presidente da Acamurca (Associação das Câmaras Municipais da Região de Catanduva) e representante da Uvesp (União dos Vereadores no Estado de São Paulo) no Parlamento Regional.
Hilário disputou em 2016 pelo PSD a prefeitura de Olímpia. Ele é formado em Direito com pós-graduação em Direito Processual do Trabalho. Possui também cursos de contabilidade e de extensão em Economia e Sindicalismo pela Unicamp. É diretor na Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Foi diretor da Associação Cultural Samba Sem Compromisso e foi membro da Associação Amigos da Santa Casa de Olímpia, além de ter feito parte da diretoria desse hospital como diretor-secretário. Atualmente é presidente da Associação “Fome Não” e membro da Comissão Especial Trabalhista da OAB/SP.