Diretores do sindicato participam de debate sobre Sistema Sindical Brasileiro promovido pela FEEB-SP/MS

Facebook
Twitter
WhatsApp

Compartilhe em sua rede social

Movimento sindical analisa documento criado pelas Centrais Sindicais. Reunião contou com ampla participação dos representantes dos trabalhadores de diferentes bases sindicais

Nesta quinta-feira (23), diretores do Sindicato de Rio Preto e Região participaram da plenária virtual promovida pela Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS). O encontro virtual reuniu mais de 60 dirigentes sindicais.

O encontro abordou a leitura e análise do Projeto de Valorização e Fortalecimento da Negociação Coletiva e Atualização do Sistema Sindical Brasileiro, documento criado pelas Centrais Sindicais com a finalidade de organizar o debate político e propositivo das Centrais e organizações.

O projeto aborda questões relacionadas à valorização e fortalecimento da negociação coletiva; direito de negociação coletiva para os servidores públicos; estabelecimento de sindicatos representativos; ampliação da representação sindical; agregação sindical incentivada; autonomia sindical para a organização e financiamento; participação de todos no processo de transição; fortalecimento da unidade; e autonomia para regular e operar o sistema de relações do trabalho.

De acordo com o documento, o objetivo é formular um projeto de valorização e de fortalecimento da negociação coletiva e de atualização do sistema de relações de trabalho e do sistema sindical brasileiro.

“Foi uma reunião muito produtiva e importante para o movimento sindical. O debate deste documento visa construir uma unidade do movimento sindical, promover o diálogo com o governo e o movimento patronal, buscando a aprovação de um projeto de lei no Congresso Nacional”, disse Júlio César Grochovski, presidente do Sindicato de Rio Preto.

Durante o debate, representantes dos trabalhadores ressaltaram a importância da categoria para o Brasil. “As participações foram positivas. É unânime a compreensão de todos quanto à importância da representação dos bancários para os trabalhadores. Vale destacar que contamos com o modelo de negociação mais avançado do país, tido como exemplo para as demais frentes de trabalho”, explica o presidente da Feeb SP/MS, David Zaia.

A Federação dos Bancários se colocou à disposição para dar continuidade aos debates e orientações aos filiados. “São tarefas que demandam dedicação, articulação política e muita unidade dos trabalhadores. A nossa disposição é dar continuidade aos debates e orientar todos os nossos filiados para que participem das discussões organizadas pelas Centrais, Confederações e Federações”, disse Zaia.

Participaram da reunião Júlio César Grochovski, presidente do sindicato, Hilário Ruiz, vice-presidente, diretores Darci Barros, Devair Silva e Ernandes Rogério dos Reis.

Fonte: FEEB-SP/MS com edição de SEEB Rio Preto

Outras Notícias