Diretoria de Rio Preto participa de encontros nacionais dos bancos e discute o futuro da categoria na 27ª Conferência Nacional

Compartilhe em sua rede social

A 27ª Conferência Nacional dos Bancários reuniu 629 delegados e aprovou 14 resoluções e 4 moções. Entre os destaques estão a defesa da democracia e da soberania nacional, redução da jornada, justiça tributária e combate à desinformação.
O encontro relembrou os 40 anos da greve de 1985, marco histórico da categoria, e apresentou os resultados da Consulta Nacional de 2025, com 33,4 mil respostas, que apontaram como prioridades: valorização do emprego formal, saúde mental e ajustes no IR e na PLR.
Representando a Feeb SP/MS, a vice-presidente Ana Stela Alves de Lima defendeu a formação de uma frente ampla em defesa da democracia e a reeleição de representantes comprometidos com os trabalhadores. Também foi aprovado um ato nacional em defesa do Banco do Brasil, realizado em 27 de agosto.

BANCO DO BRASIL

O 35º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil debateu soberania nacional, a importância do BB para o desenvolvimento do país e a sustentabilidade da Cassi e da Previ. Representando Rio Preto, o diretor Ari Cleber Fratantonio refletiu: “É muito importante ver os bancários preocupados com a posição das instituições diante das ameaças estrangeiras em nosso país. Ressaltamos a importância do Banco na soberania do Brasil, além dos temas Cassi e Previ colocados em foco no debate”.

 

BRADESCO

O Encontro dos funcionários do Bradesco definiu como prioridades a defesa do emprego, o fim do fechamento de agências e melhorias no plano de saúde. Foram debatidos os riscos da reestruturação e da inteligência artificial para os bancários, impactos das fintechs e concentração do sistema financeiro.
O plano estratégico do Bradesco (2024-2028) foi apresentado, mostrando recuperação de lucros, mas redução de postos de trabalho. Ao final, foi aprovado um plano de luta com campanha de mídia e fortalecimento da negociação sindical.

Os diretores Hilário Ruiz e Edemilson Favaron, representantes do banco Bradesco em Rio Preto, acompanharam os debates.
“O Bradesco vem promovendo uma reestruturação que gera insegurança entre os bancários, com demissões e piora no atendimento aos clientes devido à concentração do serviço. O Sindicato luta para barrar o fechamento de agências e as demissões, defendendo que o banco demonstre sua responsabilidade social, que tem sido negligenciada,” reforçou Hilário Ruiz.

ITAÚ

Entre os principais temas debatidos no Encontro Nacional dos Funcionários do Itaú estão o fechamento de agências físicas e seus impactos no emprego, metas abusivas que afetam a saúde mental e aumento dos casos de adoecimento psíquico.

Foi aprovado um plano de luta focado em garantir condições dignas de trabalho, respeito à saúde dos trabalhadores e manutenção do emprego diante da transformação digital, visando um futuro justo, sustentável, inclusivo e democrático.

O presidente do Sindicato dos Bancários de Rio Preto e região e representante do Itaú, Júlio César Grochovski fez um balanço dos temas apresentados. “Foram discutidos muitos temas importantes, como a perda de postos de trabalho e os impactos da IA na categoria. Estamos na mesa de negociação com a Fenaban para fortalecer o ramo financeiro e o trabalho dos nossos bancários e bancárias”.

 

 

CAIXA

No encontro, destacou-se a discussão sobre a sustentabilidade do Saúde Caixa, o plano de saúde da Caixa Econômica Federal, dentro do contexto de defesa dos bancos públicos e sua importância para os trabalhadores e para o desenvolvimento econômico.

SANTANDER

O Encontro Nacional dos Trabalhadores do Santander contou com debates sobre conjuntura, análise de dados e balanço do banco, além de relembrar as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho, válido até 31 de agosto de 2026.

Galeria de Fotos

Outras Notícias

Assembleia Geral Extraordinária Específica – Banco Bradesco e Bradesco Financiamentos

  • Data: 29 de agosto de 2025
  • Período: das 08:00 horas até às 20:00 horas.