Itaú emite comunicado e protocolos de prevenção ao Covid19

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O Itaú Unibanco emitiu comunicado aos seus colaboradores informando as medidas e protocolos adotados para o enfrentamento do novo coronavírus nas agências. As medidas anunciadas já haviam sido solicitadas pelo movimento sindical durante reunião com a Fenaban. Confira o comunicado na íntegra:

“O que o banco está fazendo para prevenção e combate ao novo Coronavírus?

Confira as novas medidas preventivas:

Antes de mais nada, sua saúde

Em conjunto com a área de Gestão de Crises e com a consultoria do Hospital Sírio-Libanês, estamos revendo os protocolos do plano de emergência para doenças epidêmicas e monitorando a evolução dos casos, no País e no banco, para agir com tempestividade e antecipar ações de resposta aos nossos colaboradores e em nossas operações.

Em caso de aparecimento de sintomas característicos da COVID-19, avise seu gestor e não venha presencialmente ao trabalho.

Em caso de sintomas leves, o colaborador deve ficar em repouso, em casa, e observar se há evolução do quadro. Em caso de agravamento com febre alta e/ou dificuldade respiratória, deve procurar o serviço de saúde mais próximo e evitar outros deslocamentos. Se possível, usar máscara cirúrgica no trajeto e ao chegar lá.

Para que seja implantando o plano de ação e feito o acompanhamento dos casos na organização, é importante notificar a área de Saúde do banco.

Essa notificação pode ser feita pelo IU conecta, pelo gestor ou pelo próprio colaborador por meio do preenchimento de um formulário.

Evolução do plano de contingência da rede de agências

Dando continuidade ao plano de contingência da AGL, a partir de 3/4, fecharemos o atendimento presencial de parte das nossas agências, mantendo exclusivamente o atendimento de nossos clientes via CEI. Esta iniciativa tem o objetivo de manter o atendimento de nossos clientes e evoluir nas medidas de proteção aos nossos profissionais. Neste primeiro momento, até que tenhamos estabilizado nossa operação, vamos contar com o direcionamento dos superintendentes comerciais e operacionais para organizar a atuação dos colaboradores destas agências que estarão fechadas ao atendimento presencial. Em breve, gestores e colaboradores receberão orientações específicas.

Evolução do plano de contingência das Agências Itaú Personnalité

Dando continuidade ao plano de contingência do Personnalité, a partir de 6/4, fecharemos o atendimento presencial de parte das nossas agências, mantendo exclusivamente o atendimento por telefone e e-mail aos nossos clientes. Os colaboradores das agências cujo atendimento presencial estiver suspenso deverão se dirigir e trabalhar normalmente no interior das agências, seguindo o revezamento atual. Esta iniciativa tem o objetivo de manter o atendimento de nossos clientes e saúde dos nossos colaboradores.

Fechamento dos PABs dos polos administrativos

A partir do dia 6/4, fecharemos por tempo indeterminado os PABs localizados nos polos administrativos de São Paulo, com exceção ao PAB CTO que operará em horário reduzido para apoio a testes de implementações de TI.

A data de reabertura será avaliada de acordo com as mudanças no cenário atual. Nesse período, pedimos que os colaboradores utilizem os canais digitais do banco ou, se necessário, procurem a agência aberta mais próxima.

Conheça as ações para prevenção

1. Reduzimos o contingente de pessoas circulando nos polos administrativos

Nessa mesma linha, orientamos os nossos fornecedores, que estão alocados nos polos, a seguirem nossos protocolos.

Essas medidas visam reduzir a aglomeração de pessoas e deixar os ambientes ainda mais seguros para a manutenção de operações críticas, como por exemplo: backoffice de liquidação e pagamentos, tesouraria, tecnologia e centrais de atendimento.

Nas itechs, implantamos fila virtual de espera para evitar aglomeração de pessoas.

Áreas que possuem disponibilidade de trabalho remoto:

De acordo com o cenário de atividades de cada time, recomendamos a prática do trabalho remoto.

Áreas que não possuem disponibilidade de trabalho remoto:

Avaliaremos os casos de acordo com a disponibilidade atual de VPNs e notebooks e criticidade da área. Veja detalhes a seguir.

2. Continuamos com o reforço do protocolo de limpeza em todos os polos administrativos e agências com o uso de antissépticos adequados para eliminar o vírus e, assim, reduzir a transmissão.

3. Continuamos também, em conjunto com a área de Gestão de Crises e com a consultoria do Hospital Sírio-Libanês, revendo os protocolos do plano de emergência para doenças epidêmicas e monitorando a evolução dos casos, no país e no banco, para agir com tempestividade e antecipar ações de resposta aos nossos colaboradores e em nossas operações.

Medidas de prevenção ao Corona Vírus (Covid-19) adotadas nas Centrais de Atendimento CAT e ITM

Nas centrais, foi disponibilizado também álcool gel nas mesas dos supervisores. E há uma rotina de limpeza diária noturna nas mesas e cadeiras. Além de força tarefa nos finais de semana. Estamos também fazendo a renovação do ar interno a cada 3 horas.

  • Protocolo (casos suspeitos e confirmados):
  • Comunicação via IU Conecta
  • Assepsia no andar afetado
  • Aplicar eventual orientação de evacuação do andar

Orientações para rede de agências físicas e digitais

Para colaboradores das agências Itaú e Itaú Uniclass:

A partir de 24/3, o horário de funcionamento das nossas agências foi reduzido:
Das 9h às 10h – as agências farão atendimento ao público especial: aposentados, beneficiários INSS, idosos e gestantes.
Das 10h às 14h – será feito o atendimento ao público geral em modelo de contingência.

Para colaboradores das agências Itaú Personnalité:

– Também a partir de 24/3, as agências digitais Itaú Personnalité terão seu horário de atendimento reduzido e passarão a funcionar de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h.
Contamos com o apoio de todos para estimular nossos clientes a usarem os canais digitais que oferecemos para a realização de consultas e transações.

Com o objetivo de não impactar a remuneração dos colaboradores das agências físicas, digitais, núcleo de relacionamento e PABs, divulgamos em 23/3, via BDI, medidas adotadas no AGIR para os meses de março e abril. Possíveis impactos no semestral serão avaliadas em breve.
O horário de atendimento das agências do Itaú Uniclass Digital será reduzido para segunda à sexta-feira, das 9h às 18h.
Limitamos o número de clientes presentes nas agências. Entrada de, no máximo, 10 pessoas por agência, mantendo a distância mínima de 1 metro entre os clientes.

Fechamos o acesso ao autoatendimento via agência – locais onde ficam os caixas eletrônicos. O acesso pela área externa será mantido e, com isso, os clientes não precisam passar pela triagem da porta giratória.
Adotamos o revezamento dos nossos colaboradores nas agências, com até 50% dos colaboradores presentes, tentando manter o quadro mínimo necessário para o atendimento aos nossos clientes. Esse revezamento será semanal (troca da equipe a cada 5 dias úteis).
Agências com casos confirmados de COVID-19, serão fechadas para atendimento ao público. Acionaremos o protocolo de limpeza e higienização reforçada do ambiente. O local será aberto para atendimento assim que possível, desde que tenham sido realizadas as medidas de prevenção já definidas.

Manteremos agências digitais e núcleo operando com espaçamento alternado entre as estações (distância maior que o usual).

Conseguimos fazer uma compra centralizada de álcool em gel que será distribuído em breve em todas as agências.

PABs devem também seguir as orientações das empresas em que estão instalados.

Não há previsão pelo banco de fechamento de agências no momento. Os fechamentos que estão ocorrendo se devem a motivos de força maior como decretos de órgãos superiores ou devido ao procedimento de limpeza e quarentena após caso confirmado de COVID-19.

Ações para administração central e centrais de atendimento

  • Central Pessoas e Central Gerentes passarão a operar em horário reduzido.
  • O atendimento será oferecido de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h.
  • O horário de funcionamento das demais centrais está sendo informado aos times envolvidos em comunicações específicas.
  • Vans: o serviço de vans entre os polos está suspenso desde 24/3 (terça-feira).
  • As vans que ligam os polos ao transporte público – como o metrô – seguirão operando. O uso de táxi ou Uber para deslocamentos pontuais deverá ser alinhado diretamente com o gestor.
  • Nas itechs, implantamos fila virtual de espera para evitar aglomeração de pessoas. Orientamos que usem a fila de espera virtual nas iTechs para evitar aglomerações.

Aumentamos a quantidade de álcool gel disponibilizada nas áreas de maior movimento.

Nas centrais, foi disponibilizado também álcool gel nas mesas dos supervisores. E há uma rotina de limpeza diária noturna nas mesas e cadeiras. Além de força tarefa nos finais de semana. Também aumentamos a frequência diária de renovação do ar interno.

Suspenderemos, a partir de amanhã, alguns serviços nos polos: academia, livraria, feira, food bikes, manicure entre outros. Os ambulatórios, farmácias, lanchonetes e restaurantes continuarão abertos e com orientações de maior distanciamento entre as pessoas e reforço de higienização das mãos.

A partir de segunda-feira, dia 6/4, fecharemos por tempo indeterminado os PABs localizados nos polos administrativos de São Paulo, com exceção ao PAB CTO que operará em horário reduzido para apoio a testes de implementações de TI.

A data de reabertura será avaliada de acordo com as mudanças no cenário atual. Nesse período, pedimos que os colaboradores utilizem os canais digitais do banco ou, se necessário, procurem a agência aberta mais próxima.

Ações para todos

  • 13º salário: adiantaremos o pagamento integral do 13º salário. O depósito será feito em uma única parcela, no próximo dia 27 de abril.
  • Demissões: estão suspensas temporariamente, com exceção daquelas motivadas por justa causa e desvios éticos.
  • Distanciamento social
  • Reforçamos a importância do distanciamento social para todos. A recomendação é se manter de 1,5m a 2m distante da outra pessoa em lugares de convívio social, como por exemplo, as iTechs Centers dos polos. Essa medida é extremamente importante para manter a segurança das pessoas.
  • Campanha de vacinação contra a gripe. Realizaremos a nossa campanha anual para colaboradores a partir do dia 15/4.  Estamos definindo a melhor estratégia para atendimento aos colaboradores considerando o cenário atual. Embora a vacina disponível no mercado não previna contra o novo coronavírus, ela nos protege contra outras doenças respiratórias comuns nessa época do ano e evita que os serviços de saúde sejam sobrecarregados por agravamentos desses casos.

Novas informações sobre a nossa ação serão divulgadas em breve.

Precisa de um apoio?

O Fique OK está disponível para colaboradores e familiares que quiserem conversar sobre sua saúde. Uma equipe multidisciplinar de profissionais, como psicólogos, psiquiatras e nutricionistas, oferece atendimento por telefone (0800 773 2930), e-mail (fale@papauster.com.br) ou WhatsApp (11 96183-9040), 24 horas, todos os dias.

Além disso, colaboradores da cidade de São Paulo podem contar com a Central de atendimento Sírio-Libanês pelo 0800 940 3979 (atendimento todos os dias, 24 horas, inclusive nos finais de semana).

Home office – fluxo para solicitação

Áreas que já possuem disponibilidade de trabalho remoto devem fazê-lo.

Áreas que não possuem disponibilidade de trabalho remoto devem seguir o fluxo abaixo

Fluxo para solicitação de trabalho remoto para áreas com atividades compatíveis para esse modelo e que ainda não têm notebook:

Diretores poderão enviar seus pedidos para a caixa de e-mail “Gestão de Crises” para análise pelo Comitê de Gestão de Crise.

Enviar o pedido com as seguintes informações: nome da Diretoria, nome da Superintendência e colocar a funcional de todas as pessoas que necessitam.

A resposta sobre a solicitação será dada por e-mail, pela chave “Gestão de Crises”, em até 48 horas. Enviaremos também a data de atendimento da solicitação pela equipe de tecnologia.

Fluxo para áreas com atividades compatíveis para esse modelo e que ainda não têm VPN:

Os acessos de VPN para quem tem notebook já foram concedidos. As pessoas estão recebendo e-mail com os procedimentos para habilitá-lo.

Dúvidas sobre trabalho remoto? Clique aqui.

Colaboradores em grupos de risco

Grupos de risco são os mais suscetíveis ao agravamento da Covid-19 e devem ser afastados preventivamente das suas atividades presenciais.

Aqueles que tiverem disponibilidade de trabalho remoto, devem exercer suas atividades de casa. Quem não tiver essa possibilidade, terá suas faltas abonadas.”

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