Livro histórico e reinauguração do salão de festa do clube de campo marcam 60 anos do Sindicato

Compartilhe em sua rede social

O Sindicato dos Bancários de São José do Rio Preto e Região celebrou seu 60º aniversário inaugurando a ampliação do salão de festas no clube de campo da entidade e lançando o livro que conta a história das seis décadas de lutas da entidade. O evento foi realizado na segunda-feira, 18 de dezembro, no Clube de Campo em São José do Rio Preto.

O evento contou com a participação de diversas lideranças sindicais, politicas e empresariais de todo estado, incluindo Davi Zaia, presidente da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul, e ex-presidente do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). O prefeito de Olímpia, Fernando Cunha e o vice-presidente da Câmara de Rio Preto, Anderson Branco, também marcaram presença.

Após a abertura do evento realizada pelo vice-presidente do Sindicato, Hilário Juliano Ruiz de Oliveira, o presidente Júlio César Grochovski, falou da importância do livro para o movimento sindical destacando que “a instituição tem muitas boas histórias para contar e que devem ser lembradas”.

Ele destaca que, na década de 1980, a gráfica e a sede do sindicato foram utilizadas para a campanha das ‘Diretas Já’. E relembra ainda que “além da luta para manutenção e ampliação das conquistas para a categoria, o sindicato também esteve envolvido em centenas de ações em prol da comunidade regional, como a construção de moradias, a obrigatoriedade das portas-giratórias para segurança dos funcionários e clientes e a lei que exigia o fim das filas nas agências bancárias”.

O vice-presidente do sindicato, Hilário Juliano Ruiz de Oliveira, de Olímpia, destaca que “o livro resgata as lutas, as greves e os embates travados com os banqueiros para a conquista de inúmeros benefícios para a categoria. Os bancários foram os primeiros trabalhadores a conquistarem jornada de seis horas e a PLR (Participação nos Lucros e Resultados)”.

Hilário ressalta ainda que os bancários “é a única categoria de trabalhadores que possui piso único valendo para todo o território nacional”. O livro, segundo Hilário, chega num momento importante para mostrar aos funcionários de agora e para as futuras gerações que nada caiu do céu. “Tudo foi conseguido por luta e esforços dos sindicatos”, diz o olimpiense.

O livro ‘História do Sindicato dos Bancários – 60 Anos de Luta’ foi idealizado por Hilário Ruiz e é de autoria do jornalista Nelson Gonçalves.

“Esse livro foi um trabalho de equipe, com a redação final do jornalista Nelson Gonçalves, que também foi sindicalista e representante em sua categoria e desde o ano de 2001 vivenciou de perto, nesses 22 anos, na condição de assessor de imprensa do sindicato, todas as greves, seminários, convenções e congressos da nossa categoria”, conta Hilário Ruiz.

“Um livro que, nós, da diretoria do sindicato, vínhamos sonhando há mais de um ano com o intuito de resguardar e resgatar a história da categoria, senão tudo pelo um pouco do que foi o trabalho e as conquistas que nos custaram muito suor, brigas, lutas e greves para nós, e para quem esteve aqui no passado”, diz o presidente Júlio César.

 

Galeria de Fotos

Outras Notícias