O Sindicato dos Bancários de Rio Preto realizou, na manhã desta quinta-feira (17), uma manifestação na agência do Santander da Avenida Alberto Andaló para cobrar do banco a abertura de uma negociação com a entidade, a fim de debater assuntos que afetam a categoria, como a terceirização e o fechamento de agências.
Segundo Júlio César Grochovski, presidente do sindicato, o banco lucrou mais de R$ 13 bilhões em 2024 às custas dos funcionários e dos clientes. “Estamos com o problema do fechamento de agências, hoje mesmo (17 de abril) está sendo fechada a agência do Santander de Monte Aprazível com quase 10 funcionários, deixando a população de mãos abanando”, salientou o presidente.
Somente neste ano, outras agências da região também tiveram suas atividades encerradas, sendo elas nos municípios de Riolândia, Paulo de Faria e Adolfo.
“O sindicato esteve ontem (16) lá, conversando com os funcionários em Monte Aprazível, mas a apreensão dos funcionários é constante, porque este banco (Santander) não respeita seus funcionários nem seus clientes. Eles realizam demissões, terceirizações e o fechamento das agências sem conversar com os trabalhadores, com o movimento sindical e muito menos com os clientes”, destacou Grochovski.
Durante a mobilização, foram entregues aos bancários e aos clientes informativos contendo dados sobre esses acontecimentos que vêm prejudicando tanto a categoria quanto os clientes.
Igmar Henrique de Andrade Bota, diretor do sindicato e funcionário do Santander, destaca que, além de dizer não à terceirização, outra preocupação diz respeito ao adoecimento dos bancários do Santander em decorrência das cobranças abusivas de metas. Em relação ao fechamento de agências, ele salientou: “Somente neste ano que passou, 2024, foram fechadas mais de 250 agências fechadas, postos de atendimentos fechados foram 160. Um banco que teve um lucro líquido de quase R$ 14 bilhões, e mesmo assim vem fechando agências, vem causando demissões. A gente é contra isso, o sindicato é contra isso e vai continuar essa manifestação”, finalizou Bota.