Movimento sindical cobra explicação do Santander sobre possíveis terceirizações

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Os Sindicatos dos Bancários têm recebido, desde a última sexta-feira (18), mensagens de funcionários do Santander preocupados com a possível terceirização do cargo de ES (Especialista de Serviços) e pejotização do E1 (Gerente Empresas 1). Segundo os relatos, a terceirização dos ES ocorreria a partir do segundo semestre de 2025 e a pejotização dos E1 até 2027.

Diante do cenário de apreensão gerado por esses relatos, que se somam ao histórico recente de terceirizações massivas no conglomerado, o Movimento Sindical enviou ofício ao Santander cobrando esclarecimentos. No documento, e cobrado a confirmação da veracidade das informações e a devida transparência do banco para com seus funcionários. Junto a isso, foi reiterado a opinião contrária à reestruturação fraudulenta que ocorre no banco.

“Os empregados do banco Santander estão horrorizados com as notícias que estão sendo divulgadas nas redes sociais e internamente no banco. As práticas fraudulentas nas redes de agências também geram revolta. Afinal, os bancários contribuem com o lucro do banco e são tratados com muito desrespeito em relação aos trabalhadores da Espanha”, protesta Wanessa de Queiroz, coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados do Santander (COE) do Santander.

Dirigentes sindicais destacam que a apreensão dos trabalhadores é enorme. “O banco não tem nenhuma transparência em seus processos. Decide e implementa mudanças deixando os funcionários sem qualquer alternativa ou tempo para se planejarem. Trata-se de um desrespeito e de uma forma cruel de gestão. Queremos transparência e informações sobre o projeto em andamento. Também reivindicamos a manutenção dos empregos dos trabalhadores, que possuem qualificação e conhecimento suficientes para serem alocados em outras áreas do banco. Nas agências, por exemplo, faltam funcionários, e muitos estão sobrecarregados e adoecendo. Falta pessoal também na gerência digital, onde cada gerente chega a atender mais de mil contas digitais. Essa é uma situação insustentável, que afeta inclusive a qualidade do serviço que o Santander presta aos clientes.”

O Sindicato aguarda a resposta do Santander e, caso as informações sejam confirmadas, tomará as medidas necessárias para combater esse retrocesso. Acompanhe as publicações no site e nas redes do Sindicato para se manter informado.

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