A Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB/SP-MS) emitiu hoje uma orientação importante para os funcionários oriundos da antiga Nossa Caixa/Banco do Brasil referente à incorporação da gratificação de caixa.
Em um comunicado oficial, a FEEB/SP-MS está disponibilizando aos sindicatos um modelo de ofício/petição que visa garantir o direito dos bancários à incorporação da gratificação de caixa. A medida se faz necessária após diversos funcionários terem sido informados pelo Banco do Brasil de que não se enquadrariam nas disposições judiciais ou nos termos do Acordo Coletivo 2024/2026.
A federação orienta que os funcionários preencham o documento disponibilizado e o encaminhem à GEPES, com cópia para os sindicatos locais. A união de documentos por parte dos sindicatos é fundamental para que a FEEB/SP-MS possa conduzir negociações com o Banco do Brasil de forma eficaz.
Modelo de Ofício/Petição:
EU_______, CPF_____matricula____, confirmo o recebimento do e-mail do banco informando que não terei direito à incorporação da gratificação de caixa, já que não me enquadro ao previsto na decisão judicial da ação coletiva n. 0000094-91.2021.5.10.0006 da CONTRAF ou do pactuado no Acordo Coletivo 2024/2026.
No entanto, discordo da informação, pois sou egresso (a) do Banco Nossa Caixa S/A e exerço a função de caixa desde___ (mais de 10 (dez) anos da Reforma Trabalhista (11/11/2017)) e estava exercendo a função de caixa em 2021, me enquadrando perfeitamente nas situações de incorporação.
Segue cópia da carteira de trabalho e folhas de pagamento do período do Banco Nossa Caixa, bem como o histórico funcional do período no Banco do Brasil, comprovando o preenchimento dos requisitos para incorporação.
Desta forma, solicito a reconsideração do informado no e-mail do dia __ e a incorporação da gratificação de caixa.
Aguardo avaliação.
AtenciosamenteFULANO (A). MATRÍCULA_____