Outubro Rosa 2024: “Mulher, seu corpo, sua vida” reforça prevenção ao câncer de mama e colo do útero

Compartilhe em sua rede social

A campanha do Outubro Rosa 2024, intitulada “Mulher, seu corpo, sua vida”, destaca a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama e do colo do útero. O movimento, que tem ganhado força ao longo dos anos, visa conscientizar a população e instrumentalizar os profissionais de saúde para a promoção de cuidados integrados e controle dessas doenças, que são responsáveis por altos índices de mortalidade entre as mulheres.

O Sindicato dos Bancários de São José do Rio Preto e Região apoia a campanha e está engajado em divulgar e incentivar as bancárias a realizarem o autoexame. O sindicato se une a várias entidades e profissionais da saúde na missão de conscientizar mulheres sobre a importância do cuidado contínuo com o corpo e a detecção precoce de sinais de alerta.

Câncer de Mama: Prevenção e Detecção Precoce

O câncer de mama é a neoplasia mais comum entre as mulheres no Brasil. Estudos mostram que a adoção de hábitos saudáveis, como prática de exercícios físicos, manutenção de um peso corporal adequado, alimentação balanceada e a redução do consumo de álcool, são fatores que podem ajudar a diminuir os riscos de desenvolvimento da doença.

A detecção precoce é fundamental para o sucesso do tratamento. A orientação é que as mulheres façam o autoexame, observando e apalpando as mamas regularmente, especialmente em situações cotidianas, como no banho ou ao trocar de roupa.

Além disso, é recomendado que as mulheres entre 50 e 69 anos realizem mamografias de rastreamento a cada dois anos. Esses exames permitem identificar a doença em fases iniciais, aumentando as chances de cura.

Câncer do Colo do Útero: Um Problema Prevenível

O câncer do colo do útero é a terceira neoplasia mais frequente entre as brasileiras, especialmente nas regiões menos desenvolvidas do país. Causado principalmente pelo Papilomavírus Humano (HPV), o câncer cervical pode ser prevenido através da vacinação contra o HPV e do rastreamento regular. A vacinação é indicada para meninas e meninos de 9 a 14 anos, além de estar disponível no SUS para grupos de risco, como pessoas vivendo com HIV.

Veja Mais Informações no site oficial da Campanha:

https://www.gov.br/saude/pt-br/campanhas-da-saude/2024/outubro-rosa

Outras Notícias