Pagamento acontece na mesma data em que serão distribuídos os dividendos aos acionistas.
A pedido do movimento sindical, o Conselho de Administração do Banco do Brasil aprovou o pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) do BB 2021 aos funcionários na terça-feira, 31 de agosto, mesma data em que serão distribuídos os dividendos aos acionistas.
O pagamento da PLR Banco do Brasil 2021, conquistada após a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho na Campanha Nacional de 2020, só ocorre após a distribuição de dividendos, ou juros sobre capital próprio, aos acionistas – incluindo o governo, que detém 50% das ações do BB; investidores estrangeiros com 21,5%; investidores nacionais com 28,1%; e ações em tesouraria, com 0,4%.
Em linhas gerais, não é possível simular previamente a PLR do Banco do Brasil 2021 porque este cálculo depende de etapas: separar o montante para os acionistas; fazer a distribuição para os acionistas, calcular o salário paradigma e a quantidade de salários e o módulo bônus para enfim, fazer o pagamento da PLR.
O Acordo Coletivo de Trabalho do BB sobre PLR prevê o pagamento 10 dias úteis após a distribuição de dividendos, e todo semestre o movimento sindical reivindica a antecipação, tendo conseguido em anos anteriores.
- 2019: os acionistas receberam em 30 de agosto, e a PLR foi paga no mesmo dia;
- Março de 2020 os acionistas receberam em 5 de março, e a PLR paga no mesmo dia;
- Setembro de 2020 os acionistas receberam em 31 de agosto e foi um ano de renovação do ACT, então a PLR foi paga após a assinatura do acordo, em 20 de setembro;
- Em março de 2021 os acionistas receberam em 3 de março e a PLR paga no dia 12 de março.
Os bancários e bancárias do BB são parte fundamental na construção dos lucros do banco. São elas e eles que enfrentam cotidianamente a sobrecarga de trabalho diante dos ataques do governo contra o banco, que só quer sucatear o BB para privatizar tudo!