Bancários e bancárias ficam felizes, nessa época do ano, quando as datas de pagamento e valores da PLR começam a ser definidos. A Participação nos Lucros e Resultados (PLR) é apenas um dos exemplos das conquistas conseguidas pelos sindicatos junto com a categoria.
Os banqueiros não querem dividir seus lucros, que são produzidos pelos trabalhadores bancários. Os bancos são obrigados a pagar a PLR, desde meados dos anos 90, porque o movimento sindical pressionou para que esse direito fosse instituído para a categoria.
E a pressão para a manutenção da PLR continua até hoje! A lei trabalhista de Temer, em vigor desde 11 de novembro de 2017, acabou com o princípio da ultratividade, que garantia que um acordo coletivo continuaria valendo até sua renovação. Ou seja, todos os direitos dos bancários, conquistados em décadas de luta, ficam ameaçados.
Seguimos defendendo a categoria e seus direitos. E, para termos cada vez mais força coletiva, é fundamental que os bancários e bancárias reforcem nossa capacidade de mobilização por meio da Sindicalização! Clique aqui para se sindicalizar.