Sindicato de Rio Preto protesta contra demissões e reestruturações no Santander

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Nesta quarta-feira(27) diretores do Sindicato de Rio Preto e Região realizaram ato de protesto contra demissões e reestruturações promovidas pelo banco Santander. A ação faz parte do movimento nacional dos bancários que luta por melhores condições de trabalho no banco.

Além das faixas e panfletos, os diretores do sindicato de Rio Preto paralisaram o atendimento da agência em Bady Bassitt que ficou fechada até às 12:00.
“Esta manifestação integra as ações promovidas pelos sindicatos de todo país contra o banco Santander que insiste em demitir e impor metas abusivas aos seus funcionários. O Movimento nacional busca o fim da exploração do banco espanhol que cada vez mais lucra em nosso país, sem pensar na qualidade do ambiente de trabalho e saúde dos funcionários” esclareceu o presidente do Sindicato Júlio Cesar (Foguinho).

 

“O sindicato vem recebendo reclamações da falta de funcionários na agência do Santander de Bady Bassitt, por isso decidimos realizar o ato nacional aqui. A agência está em operação com apenas dois funcionários. Após paralisar o atendimento na agência, conversamos com o diretor regional Renato, que se comprometeu em designar mais dois funcionários a partir de segunda-feira, totalizando quatro funcionários” ressaltou o diretor do Sindicato e bancário do Santander, Daniel Vitolo.

Também participaram da manifestação os diretores Darci Barros e Devair Silva, que reafirmaram o compromisso do sindicato em acompanhar a ampliação do número de funcionários na agência.

A reestruturação
O Santander vem promovendo há anos uma reestruturação com demissões, falta de contratação de funcionários, terceirizações de setores inteiros, automatização de funções, extinção do cargo de gerente de atendimento (o que levou à sobrecarga dos gerentes de negócios e serviços), ampliação do horário de atendimento gerencial das 9h às 17h.

Dirigentes sindicais ressaltam que a ampliação do horário afetará com maior intensidade as agências periféricas, porque atendem um volume maior de clientes. Como muitos problemas levam mais de uma hora para serem solucionados, o funcionamento pode ir até depois das 17h.
Publicamente o Santander alega buscar proximidade com os clientes, mas, na prática, o banco está empurrando as pessoas para o atendimento digital e cortando postos de trabalho que poderiam melhorar o atendimento, o que contradiz este discurso.

Dados do balanço do Santander mostram que, em um ano, a carteira digital do banco cresceu 17%; no mesmo período houve crescimento de 8% de clientes tradicionais. Em cinco anos, do primeiro trimestre de 2016 ao primeiro trimestre de 2022, a média de clientes por funcionário cresceu de 656 para 1.116. No período houve aumento de 166% no número de clientes e redução de 2,1% no número de funcionários.

 

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