Na manhã desta quarta-feira (24), o Sindicato dos Bancários de São José do Rio Preto e Região promoveu uma mobilização nas agências da cidade, distribuindo material informativo e dialogando com os bancários sobre as negociações da Campanha Nacional 2024.
A ação fez parte do Dia de Luta “Menos Metas, Mais Saúde”, realizado em diversas cidades do país. O objetivo é conscientizar sobre a crescente realidade de adoecimento da categoria e pressionar os bancos a reavaliar modelos de gestão que impactam negativamente a saúde mental dos trabalhadores do setor.
O Dia Nacional de Luta antecede a quarta rodada de negociações entre o Comando Nacional dos Bancários e a Comissão de Negociações da Federação Nacional dos Bancos (CN Fenaban), marcada para esta quinta-feira (25). O foco da reunião será discutir saúde e condições de trabalho, com ênfase nas políticas de metas praticadas pelas instituições financeiras.
De acordo com a Pesquisa “Avaliação dos Modelos de Gestão e das Patologias do Trabalho Bancário”, conduzida pela Secretaria de Saúde da Contraf-CUT em colaboração com o Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB), 80% dos trabalhadores bancários relataram ter enfrentado problemas de saúde relacionados ao trabalho no último ano. Destes, quase metade estão sob acompanhamento psiquiátrico.
O presidente do Sindicato, Júlio César Grochovski, destacou a importância da mobilização: “Estamos aqui para lutar por melhores condições de trabalho e pela saúde dos nossos colegas. As metas abusivas e a pressão constante são práticas que precisam ser revistas urgentemente. Nossa saúde não pode ser moeda de troca para lucros ainda maiores.”
Participaram da mobilização, além do presidente Júlio César Grochovski, o vice-presidente Hilário Juliano Ruiz, e os diretores Daniel Vitolo, Carlos Eduardo Coquemala, Darci Neves Barros, Carolina D’ Alexandre Cavallari Roveroni, Ari Cleber Fratantonio, Pedro Henrique Belchior De Souza, Devair Silva, e Ernandes Rogério dos Reis.