O Sindicato dos Bancários de São José do Rio Preto reinaugurou sua subsede em Olímpia nesta segunda-feira, dia 22. A cerimônia contou com a presença do presidente e vice-presidente do Sindicato dos Bancários de S. J. do Rio Preto e Região, Júlio César Grochovski e Hilário Juliano Ruiz de Oliveira, diretores do sindicato, Daniel Vitolo, Ernandes Rogério dos Reis, Darci Neves, Pedro Henrique, Carlos Eduardo e Allan Roberto, presidente e diretor do Sindicato dos Bancários de Barretos e Região, Marcelo Martins e José Antônio Tomazini, prefeito de Olímpia, Fernando Cunha, Deputado Estadual, Valdomiro Lopes e diversas autoridades municipais.
O evento celebrou os 30 anos de existência da subsede e também marcou a entrega da escritura definitiva do imóvel pela Prefeitura de Olímpia. O presidente do Sindicato, Júlio César Grochovski, agradeceu ao prefeito Fernando Cunha pelo apoio, destacou a importância da subsede, expressou gratidão pela presença de todos nesse dia memorável para a história do sindicato.
O vice-presidente, Hilário Ruiz, relembrou as dificuldades enfrentadas desde o início para estabelecer a subsede. Cerca de 200 bancários de Olímpia assinaram um abaixo-assinado para trocar sua filiação do Sindicato de Barretos pelo Sindicato dos Bancários de Rio Preto.
Durante a gestão do ex-prefeito José Fernando Rizatti, a área foi doada ao sindicato. Hilário recordou que, quando o sindicato assumiu, a área era um pântano e havia apenas uma pequena casa habitada por uma mulher e seus filhos. Ficou acordado entre Rizatti e a diretoria do sindicato que aquela família receberia temporariamente o aluguel pago até ser contemplada com uma casa popular. No entanto, quando Rizatti perdeu as eleições, a casa popular nunca foi providenciada. O sindicato teve que desembolsar uma grande quantia na época para adquirir uma casa para a família.
O vice-presidente destacou ainda a importância da subsede para a comunidade olimpiense. “A subsede é um espaço democrático, que acolhe todas as classes de trabalhadores. Aqui se promove a cultura, a diversidade, o esporte e a solidariedade”.
Hilário emocionou-se ao relembrar os quase 30 anos de luta ao lado de seu amigo Adevair Biaggioni, que, juntamente com ele, compôs a diretoria regional do sindicato em Olímpia.
O deputado Valdomiro Lopes elogiou a diretoria do sindicato e destacou que era amigo de infância do presidente do sindicato. “Para nós, ele era o Foguinho da Vila Maceno”, afirmou o deputado, dizendo-se honrado por ser o representante de Olímpia na Assembleia Legislativa do Estado.
O prefeito Fernando Cunha, fazendo referência a Santa Rita de Cássia, a santa das causas impossíveis, ressaltou a coincidência da homologação da escritura definitiva com o dia da santa. “Deve ser por isso que a escritura saiu hoje”, brincou. O prefeito também mencionou os 60 anos do sindicato e os 30 anos da subsede de Olímpia.
Também estiveram presentes no ato o presidente do Sindicato dos Bancários de Barretos, Marcelo M. da Silva, e o secretário municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Fernando Roberto da Silva, que teve seu primeiro emprego, quando tinha 15 anos de idade, na subsede do Sindicato dos Bancários. “Trabalhei durante 12 anos aqui e tudo que eu tenho devo ao sindicato pelo qual tenho uma grande gratidão”, afirmou Fernandinho, como é carinhosamente chamado o secretário.