Sindicato e Feeb SP/MS realizam plenária de esclarecimentos sobre ACT do Saúde Caixa

Compartilhe em sua rede social

O Sindicato, em parceria com Feeb SP/MS, realiza nesta terça-feira, 11 de novembro, às 19h, on-line, uma plenária de esclarecimentos sobre a proposta de renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) Saúde Caixa 2026.

O encontro será um importante momento para que as empregadas e os empregados da Caixa tirem dúvidas sobre o conteúdo da proposta, que será votada em assembleia específica remota, a ser realizada das 19h do dia 11/11/2025 até as 14h do dia 12/11/2025.

O Sindicato indica a aprovação da proposta, que garante o não reajuste nas mensalidades e coparticipações até agosto de 2026, com um aporte da Caixa de quase R$ 600 milhões para o déficit do plano neste ano.

“Sabemos que ainda temos muitos desafios para a sustentabilidade do Saúde Caixa, mas o maior ganho dessa proposta está no aporte do banco, que não vinha ocorrendo há muitos anos”, afirma Carlos Augusto Silva (Pipoca), diretor do Sindicato e representante na Comissão Executiva dos Empregados (CEE).

A manutenção dos valores, vale lembrar, é resultado direto da pressão das entidades representativas e da forte mobilização da categoria, que desde o início do ano organizou atos e campanhas em defesa do plano de saúde e da renovação do ACT, cuja vigência será até 31 de agosto de 2026.

“Essa proposta é fruto da mobilização dos empregados e das entidades sindicais em todo o país. É fundamental que a categoria participe da assembleia e aprove o acordo, garantindo a mobilização em outras frentes”, reforça Pipoca.

Desafios permanecem

Apesar do avanço, os desafios estruturais permanecem. O teto de 6,5% da folha salarial imposto à participação da Caixa no custeio segue como o principal obstáculo à sustentabilidade do plano.

“Mesmo diante do déficit projetado para superar R$ 500 milhões em 2025, o banco manteve essa limitação, prevista em seu estatuto, e que compromete a proporção histórica de 70% de custeio pela Caixa e 30% pelos empregados”, explica o dirigente sindical.

“Sabemos que é um paliativo. Se fosse um remédio, seria um analgésico: tira a dor, mas não trata a doença. O problema de gestão segue para ser resolvido, com um novo modelo e maior participação dos empregados, além do fim do teto, o que permitirá também que os admitidos após 2018 permaneçam com o plano na aposentadoria”, avalia o diretor do Sindicato, Gabriel Musso.

ID da reunião: 993 8952 8530
Senha: 639997

Link para edital de convocação assembleia ACT Saúde Caixa 2025-2026

Outras Notícias

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL: Assembleia Extraordinária Específica

  • Data: entre os dias 11 e 12 de novembro de 2025
  • Período: A votação ocorrerá das 19h do dia 11 até as 14h do dia 12 de novembro de 2025
Qualquer inconsistência, dúvida, entre em contato com a Secretaria do Sindicato pelo telefone(17) 2137-6000 (WhatsApp).