Após várias tentativas de diálogo com o Banco do Brasil para sanar os problemas de climatização provocados pela falta de ar-condicionado e condições adequadas para o funcionamento da agência 3018, na rua Campos Sales, Bairro Boa Vista, em São José do Rio Preto, dirigentes do Sindicato dos Bancários de Rio Preto e Região fecharam a agência na manhã desta sexta-feira(2).
“Na quarta-feira(31), estive junto com diretores do sindicato na agência buscando soluções, no entanto, o banco não adotou as medidas necessárias para resolver os problemas, por isso decidimos fechar a agência nesta sexta-feira(2)” esclareceu o presidente do Sindicato de Rio Preto, Júlio César Grochovski.
A agência “está há mais de 20 dias sem climatização, os colegas bancários sofrendo sem condições de trabalho, clientes, os idosos, gestantes, sofrendo com a falta de condições dignas no atendimento” destacou Hilário Ruiz, vice-presidente do Sindicato, “isso é inaceitável, por isso optamos pelo fechamento”, finalizou.
O diretor do sindicato e bancário do BB, Darci Neves Barros, destacou que esta situação mostra o descaso do banco com seus funcionários.
“O Banco do Brasil anunciou lucro líquido ajustado de R$ 8,36 bilhões no terceiro trimestre deste ano, correspondendo a um avanço de 62,7% em relação ao mesmo período do ano passado, em contrapartida, mesmo com altos lucros, temos na prática agências com problemas estruturais, funcionários expostos à condições insalubres e pressionados por metas abusivas” observou Darci.
“O sindicato continuará intervindo e cobrando ações satisfatórias para solucionar o problema. Não podemos e não vamos aceitar o descaso do banco com os colegas bancários e clientes com a falta de condições adequadas nas agências” ressaltou Daniel Vitolo, diretor do Sindicato.
O banco do Brasil, através da gerente-geral, se comprometeu em determinar a solução imediata do sistema de climatização da agência, no entanto, diretores do sindicato ressaltam que permanecerão com a agência fechada até o efetivo reparo dos equipamentos.
Os diretores Devair Francisco Silva, Carolina D’ Alexandre Cavallari Roveroni, Darci Neves Barros, Ernandes Rogério dos Reis e Jurandir de Jesus Garcia também participam da ação de fechamento da agência 3018 do BB em Rio Preto.