Sindicato pede priorização da categoria em plano municipal de vacinação contra Covid-19

Compartilhe em sua rede social

O Sindicato dos Bancários de São José do Rio Preto e Região formalizou pedido aos vereadores Hélio Lisse Júnior(PSD) de Olímpia e Pedro Roberto Gomes(PATRIOTA) de Rio Preto, requerendo a inclusão dos bancários como prioridade nos planos municipais de imunização.

O pedido teve como base a lógica tripartite do Sistema Único de Saúde (SUS), onde de acordo com Ministério da Saúde, estados e municípios têm autonomia para montar seu próprio esquema de vacinação e dar vazão à fila de acordo com as características de sua população, demandas específicas de cada região e doses disponibilizadas.

Prontamente os vereadores atenderam o pedido do sindicato e solicitaram ao poder executivo dos respectivos municípios, análise da viabilidade para inclusão da categoria na prioridade de imunização.

Hilário Ruiz, vice-presidente regional do Sindicato, salientou que “a atividade bancária é considerada essencial nos termos do Decreto Nº 10.329, de 28 de abril de 2020, sendo pertinente a inclusão dos bancários no rol de atividades que estão sendo priorizadas pelos planos municipais”.
Outro ponto destacado pelo sindicato, é o alto risco de contaminação dos funcionários que atuam na linha de frente desde o início da pandemia. O grande fluxo de atendimentos que são realizados diariamente, expões os trabalhadores e seus familiares ao risco de contaminação, o que também justifica a prioridade da vacinação.

As matérias apresentadas pelos vereadores foram aprovadas pelas Câmaras e agora seguem para análise das prefeituras.

Outras Notícias