Na manhã desta quarta-feira (03/07), dirigentes do Sindicato dos Bancários de São José do Rio Preto e região realizaram uma manifestação em frente à agência 1271 do Bradesco, localizada na Rua Campos Salles, nº 1495, bairro Boa Vista, em Rio Preto. O ato contou com a presença do presidente do sindicato, Júlio César Grochovski, do vice-presidente, Hilário Juliano Ruiz de Oliveira, e dos diretores Daniel Vitolo, Ari Cleber Fratantonio, Carlos Coquemala, Guilherme Bertoluzzi, Ernandes Reis, Pedro Henrique, Darci Barros e Devair Silva.
O movimento foi organizado em resposta ao anúncio do fechamento da agência 1271, previsto para o dia 23 de agosto de 2024. Durante a manifestação, os dirigentes conversaram com bancários e clientes, destacando a importância de manter as agências abertas para assegurar o emprego dos trabalhadores e a qualidade no atendimento aos clientes.
Com faixas e cartazes, os dirigentes enfatizaram o posicionamento contrário ao fechamento, cobrando uma postura mais responsável do Bradesco, destacando o impacto negativo que o fechamento de agências tem na vida dos funcionários e da comunidade local.
Júlio César Grochovski ressaltou a importância da manifestação: “Estamos aqui para defender os empregos dos bancários e o atendimento de qualidade para a população. O fechamento de agências desrespeita os trabalhadores e clientes, além de demonstrar uma falta de compromisso social por parte do banco.”
A mobilização desta quarta-feira faz parte do Dia Nacional de Luta dos Trabalhadores do Bradesco. O protesto, realizado por bancários de todo o Brasil, denunciou a reestruturação em curso do banco. A medida significa fechamento de agências, demissões em massa, sobrecarga e adoecimento.
Apesar do lucro de R$ 4,211 bilhões no primeiro trimestre do ano, o Bradesco fechou 2.159 postos de trabalho em 12 meses e encerrou as atividades de 169 agências, 173 postos de atendimento e 77 unidades de negócios.
“O Sindicato continuará se posicionando contra o fechamento de agências e demissões. Vamos continuar realizando ações para conscientizar a população sobre os efeitos dessas medidas, sempre lutando pela manutenção do emprego e do interesse social”, destacou Hilário Ruiz, que também é bancário do Bradesco.