O Sindicato dos Bancários de Rio Preto realizou, nesta terça-feira (22), uma manifestação na agência Caixa 0353-8, localizada na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, para reivindicar reajuste zero nas mensalidades do Saúde Caixa, o plano de saúde das empregadas e empregados do banco. A campanha ocorre em nível nacional e, na ocasião, a diretoria do Sindicato panfletou, informou e dialogou com os funcionários acerca do acompanhamento das negociações e o “Dia de Luta”, promovido em todo o país, sobre o “Saúde Caixa”. Outras pautas importantes levantadas pelos trabalhadores da Caixa estão sob discussão: a melhoria da rede credenciada, a continuidade das contribuições da Caixa após a aposentadoria para os contratados depois de 2018, e a manutenção dos princípios da solidariedade, pacto intergeracional e mutualismo.
“Nós conversamos muito com os funcionários do banco. Existe uma grande preocupação em relação ao saúde caixa, pois os empregados já contribuem com um valor bem alto para utilizar este benefício. Hoje, é um dia de luta nacional e, com certeza, vai ter um peso muito importante na próxima negociação, marcada para o dia 14 de agosto. Estamos acompanhando, reivindicando e sempre na luta!”, destacou o presidente do Sindicato dos Bancários de Rio Preto e região, Júlio César Grochovski.
Negociações
A vigência do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) específico do Saúde Caixa se encerra no final de 2025. As negociações para o estabelecimento de um novo acordo já começaram.
A principal reivindicação dos trabalhadores é a manutenção do modelo de custeio 70/30, que estabelece que a Caixa se responsabiliza pelo pagamento de 70% dos custos do plano e os empregados com 30%. Sem o teto de gastos da Caixa, hoje definido em 6,5% da folha salarial do quadro de trabalho da Caixa. A próxima reunião de negociação está marcada para o dia 14 de agosto.