O Sindicato dos Bancários de São José do Rio Preto e Região em apoio aos milhares de bancários e bancárias da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, participou nesta terça-feira (7), do Dia Nacional de Luta em defesa dos bancos públicos e de seus empregados.
Em Rio Preto, dirigentes do sindicato realizaram manifestações em frente as agências do centro. Durante o ato, foi distribuído à população uma carta aberta ressaltando a importância dos bancos públicos e a necessidade de valorização dos trabalhadores bancários.
“As manifestações de hoje cobram uma mudança na postura da Caixa e do BB, os trabalhadores exigem melhores condições de trabalho, fim de metas desumanas, abusivas e do assédio institucional e mais contratações para reduzir a sobrecarga de trabalho e melhorar o atendimento à população” enfatizou o diretor da SEEB S.J. Rio Preto, Júlio César.
“Foi um dia de luta nacional, onde bancários e sindicatos de todo o país realizaram ações para mostrar à população a realidade da Caixa e do Banco do Brasil. Temos acompanhado nos últimos anos, que ambos os bancos vêm sofrendo com a redução de pessoal, fechamento de agências e a venda de áreas importantes e altamente lucrativas para a iniciativa privada, o que prejudica o atendimento diário à população, tornando a rotina exaustiva para os funcionários e enfraquecendo os bancos públicos que contribuem de forma muito positiva para o desenvolvimento do Brasil.” destacou Darci Barros, diretor da SEEB S.J. Rio Preto.
Hilário Ruiz, diretor da FFEB – Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, destacou a importância dos bancos públicos na retomada da economia.
“Os trabalhadores bancários, assim como os demais trabalhadores, estão passando um momento muito difícil com este governo, que constantemente, tem retirado direito dos trabalhadores e ameaçado a privatização dos bancos públicos. O movimento de hoje, a nível nacional, foca também na defesa desses bancos. São bancos importantes para o país, a Caixa Econômica Federal demonstrou isso durante a pandemia, transferindo recursos para os mais necessitados, além de ser o principal banco que oferece programas habitacionais para famílias de baixa renda. Já o Banco do Brasil se destaca na transferência de recursos para os pequenos produtores rurais, além de subsidiar grandes investimentos no setor do agronegócio. Tanto a Caixa quanto o Banco do Brasil são importantes para o país, e fundamentais para a retomada da economia pós pandemia” disse o diretor da FEEB.
Daniel Vitolo, dirigente do sindicato de Rio Preto, salientou a importância das manifestações.
“As ações realizadas hoje pelo movimento sindical, tanto nas redes sociais quanto na porta das agências, são de extrema importância. É preciso mostrar para a população a política que vem sendo utilizada por este governo, uma política de sucateamento, privatização. Tanto a Caixa como o Banco do Brasil são fundamentais para o crescimento do país, e todo esse resultado positivo, é fruto do trabalho de milhares de bancários que hoje sofrem com as péssimas condições de trabalho. O Movimento sindical continuará cobrando o governo, a direção dos bancos, em defesa dos trabalhadores e das instituições”.
Confira a Carta Aberta distribuída à população.