Sindicatos se reúnem para debater demandas regionais da categoria bancária

Compartilhe em sua rede social

Os Sindicatos dos Bancários de São José do Rio Preto, Araraquara, Barretos, Catanduva e Ribeirão Preto estiveram reunidos na manhã de quarta-feira (28), no auditório do Sindicato de Barretos e região, para debater as demandas regionais da categoria. Na pauta, questões relativas às condições de trabalho, assédio moral, emprego, terceirização, segurança e saúde do trabalhador, além da análise da conjuntura socioeconômica do país.

Representando o Sindicato de Araraquara participaram os diretores Marcelo Fabiano Siqueira e Andreia Cristina de Campos, e seu presidente Paulo Roberto Redondo. Fábio Medeiros e Marcelo Benedito, juntamente com o presidente do Seeb Barretos, Marcelo Martins, representaram a diretoria da entidade. Os bancários de Catanduva e região foram representados pelo presidente do Sindicato, Roberto Vicentim, e os diretores Júlio Trigo e Ricardo Jorge Nassar Junior. O Seeb São José do Rio Preto esteve representado por Hilário Juliano Ruiz de Oliveira, vice-presidente da entidade. Representando os bancários de Ribeirão Preto participou Ronaldo Silvino, presidente do Sindicato.

Na ocasião, os dirigentes também debateram questões como o fechamento de agências e aumento das demissões, mote do Dia Nacional de Luta em Defesa do Emprego e Direitos, também realizado na quarta-feira (28).

“Infelizmente temos visto a falta de compromisso dos bancos em decentralizar o serviço se aproximando mais da população, o que tem ocorrido infelizmente é o fechamento de agências, ocorrendo demissões e piorando a qualidade do atendimento prestado para a população” destacou Hilário Ruiz, vice-presidente do Sindicato de Rio Preto e Região.

“O encontro favorece o debate acerca dos principais problemas que afetam os bancários e bancárias do interior do estado, uma oportunidade de compartilhar as demandas e reivindicações que recebemos diariamente dos colegas que estão nas agências. É um importante passo na construção de uma mobilização conjunta por melhores condições de trabalho e salários para toda a categoria”, explicou Marcelo Martins, presidente do Sindicato dos Bancários de Barretos e região.

“É lamentável que, mesmo com lucros bilionários, os bancos insistam no fechamento de agências. O quadro de funcionários nas unidades já é extremamente enxuto e essa economia tem sido prejudicial à sociedade, tanto por restringir e dificultar o acesso da população aos serviços bancários como por demitir trabalhadores, aumentando o desemprego não só em nossa região, pois trata-se de um problema que reflete em todo o país”, destacou Roberto Vicentim, presidente do Seeb Catanduva.

“Buscamos, com esse encontro, também debater estratégias de maneira a concentrar ações e mobilizações das entidades as quais representamos em prol da manutenção do emprego bancário e de um atendimento de qualidade para clientes e usuários. Ao nos organizar de forma unificada, fortalecemos a luta contra esses e outros tantos problemas comuns a toda a categoria”, concluiu o presidente do Sindicato de Araraquara, Paulo Roberto Redondo.

Fonte: Seeb Barretos com edição de Seeb Rio Preto

Outras Notícias