Trabalhadores organizam dia de luta em defesa do Saúde Caixa para terça (17)

Facebook
Twitter
WhatsApp

Compartilhe em sua rede social

Entidades sindicais convocam manifestações contra proposta que insiste em empurrar aumento aos empregados e coloca em risco plano de saúde

O Movimento Sindical realiza-rá na próxima terça-feira (17) um Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa.

“Nós orientamos que os empregados, da ativa e aposentados, utilizem roupas brancas no dia e, se realizarem alguma atividade de rua, tirem e compartilhem fotos nas redes sociais com a hashtag #QueremosSaúdeCaixa”, destaca a coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa, Fabiana Uehara Proscholdt.

Além das atividades de rua, será realizado um tuitaço, entre as 11h e 12h, onde os trabalhadores são chamados a utilizarem também a hashtag #QueremosSaúdeCaixa, além de marcarem o banco (@Caixa) em cada postagem.

Por que a manifestação

O Dia Nacional de Luta foi aprovado pelos trabalhadores contra a postura da direção da Caixa nas negociações em torno da renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) sobre o plano de saúde.

O banco se mantém intransigente em seu posicionamento de limitar suas contribuições para o custeio do plano no percentual fixado pelo estatuto da empresa de 6,5% da folha de pagamentos, o que acarretaria em um aumento médio de 85% nas contribuições feitas pelos empregados. Além disso, a área de pessoas da Caixa ainda não repassou aos representantes dos empregados, no grupo de trabalho criado para debater o tema, os dados necessários para a elaboração do estudo atuarial que será utilizado pela consultoria contratada pelas entidades.

“Se esse quadro proposto pelo banco for mantido, resultará na expulsão de milhares de trabalhadoras e trabalhadores, em sua maioria aposentados, do plano de saúde, como ocorreu em outras estatais que passaram por situações semelhantes de desmonte”, alerta Fabiana Proscholdt. “Então, é por essa razão que nós, da Comissão Executiva dos Empregados (CEE), que auxilia a Contraf-CUT nas negociações com o banco, convocamos o dia 17 como um dia nacional de luta, para protestar. Nós também aprovamos um segundo dia nacional de luta, em 30 de outubro”, completou.

“Entendemos que o Saúde Caixa é uma política de gestão de pessoas. Logo, é importante a Caixa ser mais responsável pelo plano. Também é urgente a retirada do teto estatutário de 6,5% da folha”, reforça a coordenadora a CEE. “Lutamos para que o plano de saúde seja viável para todos os usuários, sejam eles da ativa ou aposentados. Para nós, é extremamente importante a manutenção das premissas que sustentaram até hoje o Saúde Caixa, como solidariedade e pacto intergeracional. Por isso, a participação nestes dois dias de luta, ou seja, nesta terça-feira, dia 17, e depois, no dia 30 de outubro, é fundamental para demonstrarmos à direção do banco nosso poder de mobilização”, convoca Fabiana Proscholdt.

Como participar do dia de luta

  • Trabalhadoras e trabalhadores da Caixa, da ativa e aposentados, são chamados para participar, na próxima terça, 17 de outubro, do Dia Nacional de Luta em Defesa do Caixa Saúde.
  • As atividades serão realizadas tanto nas portas das agências e unidades da Caixa, quanto nas redes sociais.
  • Para as ações nas agências e unidades da Caixa, os trabalhadores são orientados a vestirem roupas brancas.
  • Para as ações nas redes sociais, os trabalhadores são convidados a participarem de um tuitaço, entre as 11h e 12h, onde devem utilizar a hashtag #QueremosSaúdeCaixa, além de marcarem o banco (@Caixa) em cada postagem.
  • Outro Dia Nacional de Luta está previsto para o dia 30 de outubro, com o mesmo objetivo de chamar a atenção sobre os riscos que o Saúde Caixa segue sofrendo.

Outras Notícias