Trabalhadores protestam contra enfraquecimento do Banesprev

Facebook
Twitter
WhatsApp

Compartilhe em sua rede social

Entidades sindicais bancárias exigem respeito aos aposentados, diante de decisão do Santander de atacar fundo de pensão, com a retirada de patrocínio e transferência de gestão

Associadas e associados do Fundo Banespa de Seguridade Social (Banesprev) e o movimento sindical bancário realizaram, na manhã desta sexta-feira (28), um tuitaço para denunciar a decisão do banco espanhol de retirar o patrocínio da entidade.

“Nós exigimos que o Santander não retire o patrocínio dos planos I e II, Sanprev I, Caciban, DCA e DAB, e que não faça a transferência de gestão dos planos V e Pré-75 para o Santanderprevi. O que nós queremos é a garantia da segurança e tranquilidade na aposentadoria dos banespianos”, ressaltou a funcionária do Santander e secretária de Relações Internacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Rita Berlofa.

Durante os protestos nas redes sociais, que começou às 9h, a hashtag #SantanderAtacaAposentados chegou a ficar na 15ª colocação dos assuntos mais comentados do momento, na plataforma Twitter.

“Com essa ação, nosso objetivo também foi sensibilizar a opinião pública sobre a importância de preservar direitos conquistados ao longo de toda uma vida de trabalho, que é a aposentadoria digna, mostrando que o Santander está indo na contramão dos direitos humanos quando decide retirar patrocínio dos fundos de pensão”, destacou a coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander, Wanessa de Queiroz.

O que significa retirada de patrocínio
“A retirada de patrocínio, na prática, nada mais é do que o encerramento da relação contratual que existe com o Santander, como patrocinador, que deixa de contribuir para os planos de benefícios. Com isso, ocorre a quebra do mutualismo e o encerramento dos benefícios vitalícios, trazendo perdas irreparáveis para os aposentados”, explicou Rita Berlofa.

Como argumento para justificar a retirada de patrocínio, o Santander disse que os planos na modalidade de Benefício Definido “geram riscos atuariais elevados”. “O que não é verdade, a realidade desses planos, que existem em vários fundos de pensão, é que eles são sustentáveis, com base em uma boa gestão. O que o banco quer, na realidade, é se livrar de aportes de déficits futuros e deixar todo o risco para os participantes”, pontuou a secretária de Relações Internacionais da Contraf-CUT.

Outras Notícias