Lançado com o objetivo de ampliar o combate à violência doméstica familiar contra as mulheres, o movimento sindical, por meio da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, disponibilizou um material exclusivo com orientações às mulheres e dirigentes sindicais. A cartilha faz parte do Projeto “Basta! Não irão nos calar!” e inclui em seu conteúdo informações sobre todos os tipos de casos de violência contra a mulher e orientações sobre medidas protetivas e serviços públicos disponíveis.
“Somos protagonistas no combate às desigualdades de gênero, tanto no mundo do trabalho como fora dele. Temos em nossa história o registro de importantes conquistas que ampliam os direitos da categoria bancária, mas fatos nos mostram a importância de fortalecer a luta pela igualdade e pelo fim da violência contra as mulheres”, defende Elisa Ferreira, representante da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Dentre as conquistas do movimento sindical estão a mesa de Igualdade e Oportunidades, o Programa de Combate ao Assédio Moral e Sexual, a Ampliação das Licenças Maternidade e Paternidade, vinculadas à adesão ao curso de paternidade responsável, e mais recentemente o Programa de Prevenção e Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, previsto na Convenção Coletiva de Trabalho de 2020 a 2022.
Baixe aqui a “Cartilha Basta! Não irão nos calar!”
Saiba mais sobre o Projeto “Basta!”
O projeto Basta!, lançado em agosto do ano passado, visa a oferecer assessoria técnica às federações e aos sindicatos, para implantação de canais de atendimento jurídico especializado para mulheres em situação de violência doméstica e familiar. A ideia foi inspirada em Sindicatos que já implantaram o canal de atendimento às mulheres vítimas da violência doméstica.
Fonte: FEEB-SP/MS