Sindicato dos Bancários de Rio Preto protesta contra o fechamento da agência 4528 do banco Itaú e conscientiza trabalhadores

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No dia Nacional de Luta dos Trabalhadores do Itaú, bancários de todo o Brasil protestaram contra o fechamento de agências, adoecimento mental e demissões no setor. A manifestação pacífica ocorreu nesta terça-feira (8), em várias cidades e paralisou o funcionamento das agências com o intuito de alertar a categoria bancária e conscientizar os clientes sobre os impactos negativos diante das medidas adotadas pelo banco. O Sindicato dos Bancários de Rio Preto comandou a ação em frente a agência Itaú 4528, localizada na avenida Nossa Senhora da Paz. Apesar de atuante e sob intensa demanda diária, a unidade encerrou as suas atividades presenciais na respectiva data.

O presidente do Sindicato dos Bancários, Júlio César Grochovski, reforçou a preocupação do sindicato em relação ao frequente fechamento de agências e a perda de postos de trabalho “Os funcionários são os grandes responsáveis pelo alto lucro da instituição financeira. Portanto, não há justificativas cabíveis para essa velocidade de fechamento de agências que o Itaú vem provocando. Neste dia de luta, o nosso sindicato retardou o atendimento da agência durante uma hora, conversou com os bancários, conscientizou os clientes e, sobretudo, informou a população sobre as consequências dos atos praticados pelo Itaú. Estamos sempre na luta pelos nossos trabalhadores e acompanhando de perto as atualizações. Contem com a nossa representação”, disse.

Hilário Juliano Ruiz de Oliveira, vice-presidente do Sindicato dos Bancários, fez um balanço sobre a atual fase do Itaú “Infelizmente, falta compromisso com a população e empatia com os clientes. Ao todo, Rio Preto tinha 12 agências, agora restam 7. Ou seja, 5 agências fechadas em um prazo de dois anos. Só neste primeiro trimestre de 2025, o Itaú lucrou mais de 11 bilhões de reais, graças ao empenho dos bancários que, na maioria das vezes, vivem sobrecarregados e são obrigados a cumprir metas abusivas. A conta não fecha. Basta de demissões! Basta de fechamento de agências. Queremos respeito!”.

Nos últimos 12 meses, o Itaú fechou 222 agências que atendiam cerca de 1,4 milhão de clientes que foram realocados para outras unidades. “O resultado é superlotação nas agências restantes: ruim para os clientes e para os funcionários, que, se não são demitidos, sofrem com a sobrecarga, realocações forçadas e metas abusivas pelo crescimento das demandas de trabalho. Diante desse quadro, estamos registrando o crescimento dos afastamentos por doenças psíquicas”, ressaltou a coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú, Valeska Pincovai.

A população rio-pretense já sente os reflexos do encerramento da agência 4528, situada em um bairro com grande abrangência de comércios e pessoas “Eu sou cliente fiel e frequento essa agência há muito tempo. Eu me recuso a aceitar o seu fechamento. Nós, idosos, não sabemos lidar com o digital e sempre recorremos ao banco de forma presencial. É um absurdo o que o Itaú está fazendo não só com os seus funcionários, mas com os seus clientes!”, pontuou Maria Sebastiana de Souza, professora aposentada.

A dona de casa Tatiane Cristina Santana é cliente do banco e partilhou a sua indignação “Eu acho uma falta de respeito com o cidadão. Já estamos acostumados a vir nesta agência, que atende muitas pessoas, moradores e idosos ao redor. Eu venho aqui direto com a minha mãe. Ela é idosa e tem dificuldades para se locomover, e agora, teremos que nos deslocar para outro local. Isso não é justo! Lamentável!”, disse.

 

 

 

 

 

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