A Caixa Econômica Federal abriu, nesta semana, o canal interno Rede Responde #2188 para permitir que agências regularizem a digitalização dos Termos de Adesão de aplicações em fundos de investimento realizadas no segundo semestre de 2025.
A iniciativa atende cobranças de entidades representativas dos trabalhadores e corrige distorções que vinham impactando diretamente a participação de unidades no programa Super Caixa.
No total, 656 unidades tinham pendências de digitalização no sistema interno, o que afetava o indicador SISNS e, na prática, impedia a habilitação no programa e o recebimento de comissões por equipes que já haviam atingido suas metas. As agências têm prazo até 13 de fevereiro, às 18h, para digitalizar os documentos, informar a data do procedimento ou justificar eventual impossibilidade, adotando as providências necessárias para a regularização.
A medida adotada é resultado da mobilização da Contraf-CUT, CEE/Caixa, Fenae e da representante dos empregados no Conselho de Administração da Caixa. As entidades destacam que a ação corrige uma falha operacional que penalizava injustamente trabalhadores e unidades, recolocando diversas agências na apuração do Super Caixa e ampliando a possibilidade de recebimento da premiação.
Apesar do avanço, as representações dos empregados afirmam que o episódio evidencia problemas estruturais no próprio programa. Entre as críticas estão a falta de transparência, distorções nos critérios de avaliação e falhas nos indicadores utilizados, como o SISNS e o CSAT. As entidades defendem a revisão das regras, maior clareza nos critérios e a construção de um modelo mais justo, com participação dos trabalhadores.
As representações orientam que todas as unidades verifiquem imediatamente possíveis pendências e realizem a regularização dentro do prazo estabelecido pela Caixa.


