A Campanha Nacional dos Bancários 2026 entrou em uma nova etapa nesta segunda-feira (22), com a entrega da minuta de reivindicações dos trabalhadores do Santander à direção do banco. O documento foi elaborado durante o Encontro Nacional dos Funcionários do Santander, realizado em São Paulo, e reúne as principais demandas da categoria para o próximo período.
Construída de forma coletiva pelos representantes de diversas regiões do país, a pauta contempla temas centrais como a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), valorização salarial, melhorias nas condições de trabalho e preservação dos empregos.
Entre os pontos destacados pelos trabalhadores estão a preocupação com o fechamento de agências, a redução dos postos de trabalho e o aumento da sobrecarga enfrentada pelos funcionários nas unidades do banco. A categoria também reivindica medidas que promovam mais qualidade de vida, respeito e valorização profissional.
A coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander, Ana Marta Lima, ressaltou a importância da construção coletiva da minuta e afirmou que as reivindicações refletem as necessidades reais dos trabalhadores.
Com a entrega do documento, tem início o processo de negociações entre representantes dos funcionários e o banco. A expectativa da categoria é avançar na conquista de direitos, fortalecer as condições de trabalho e garantir melhores perspectivas para os empregados do Santander em todo o país.


