Federação dos Bancários realiza Conferência Interestadual nos dias 12 e 13 de julho

Facebook
Twitter
WhatsApp

Compartilhe em sua rede social

A Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul realiza na próxima semana, nos dias 12 e 13 de julho, a Conferência Interestadual dos Bancários de 2023. O evento acontece na modalidade presencial, em Ribeirão Preto e reunirá cerca de 130 representantes dos bancários. “É uma grande satisfação reunir mais uma vez nossos representantes para debatermos pautas pertinentes à categoria, sobretudo em um momento de grandes mudanças nacionais”, destaca o presidente da Feeb SP/MS, David Zaia.

A Conferência Interestadual será responsável pela análise e aprovação de pautas que nortearão os debates nacionais posteriormente.

“Embora tenhamos avanços significativos conquistados graças ao empenho de todos os sindicatos aqui representados é fundamental fortalecermos a luta em defesa da garantia do emprego, da saúde e dos direitos do trabalhador. Vamos juntos!”, reforça Zaia.

Os temas debatidos e aprovados em plenária na Conferência Interestadual servem de base para a Campanha Nacional dos Bancários, que ocorre a cada dois anos. A última Campanha Nacional realizada em 2022 resultou na aprovação do novo Acordo Coletivo de Trabalho, que tem validade por dois anos, sendo 2023 e 2024. A próxima Campanha Nacional está prevista para o ano de 2024.

Programação

A Conferência Interestadual dos Bancários terá início no período da tarde da próxima quarta-feira, dia 12 de julho. Os Encontros dos Bancos Públicos e Privados abrem a programação em salas especiais. Na sequência, todos participam da palestra “Papel do Sistema Financeiro Nacional e do Crédito para geração de emprego e renda”, com a apresentação da economista e técnica do Departamento Intersindical de Estatísticas – DIEESE, Vivian Machado. No dia seguinte, 13 de julho, a programação segue com a palestra “Organização do movimento e de questões que envolvam o futuro da categoria, com Fausto Augusto Júnior, diretor técnico do Dieese. Logo após, ocorre a Plenária Final.

Inclusão

Este ano, a Feeb SP/MS terá como marca do evento a inclusão de pessoas com deficiência. Os participantes receberão e portarão durante as programações, o cordão com símbolo de quebra-cabeça, padrão internacional para identificação do Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Uma das nossas principais bandeiras é a luta pela Igualdade de Oportunidades. Os sindicatos têm um importante papel no pioneirismo de debates que norteiam as demais frentes de trabalho. Um gesto simbólico, mas que a partir da utilização dentro dos ambientes sindicais, outros locais da sociedade poderão adotar e quanto mais gente falar sobre o assunto, menos distanciamento e diferenças teremos na sociedade”, diz o secretário geral, Reginaldo Breda.

Feeb SP/MS

A Conferência Interestadual dos Bancários é organizada pela Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS).

Fundada em 19 de outubro de 1956 e reconhecida em 20 de dezembro de 1957, a Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb-SP/MS) é constituída para fins de coordenação, orientação, proteção e representação legal da categoria profissional dos empregados em estabelecimentos bancários.

Atualmente, conta com 23 sindicatos filiados, sendo 19 no estado de São Paulo e quatro no estado de Mato Grosso do Sul, entre eles, os Sindicatos dos Bancários de Andradina; Araçatuba; Campinas; Corumbá; Franca; Guaratinguetá; Jaú; Lins; Marília; Naviraí; Piracicaba; Ponta Porã; Presidente Venceslau; Ribeirão Preto; Rio Claro; Santos; São Carlos; São José dos Campos; São José do Rio Preto; Sorocaba; Três Lagoas; Tupã e Votuporanga.

Cidade Sede do Evento

Cada ano é eleita uma cidade, dentre as sedes dos Sindicatos dos Bancários  filiados à Feeb SP/MS, para a realização do evento. Neste ano, Ribeirão Preto vai sediar o evento. A expectativa é de que sejam recebidos 130 delegados de diferentes bases regionais.

O Sindicato dos Bancários de Ribeirão Preto e Região possui papel fundamental na condução da Campanha Nacional Unificada ao representar mais de 4 mil trabalhadores de bancos públicos e privados, que atuam em Ribeirão Preto e região, distribuídos em uma base territorial composta por 37 municípios, dentre eles, Ribeirão Preto (sede), Altinópolis; Barrinha; Batatais; Brodowski; Cajuru; Casa Branca; Cássia dos Coqueiros; Caconde; Cravinhos; Divinolândia; Dumont; Guariba; Guatapará; Itobi; Jaboticabal; Jardinópolis; Luís Antônio; Matão; Mococa; Nuporanga; Orlândia; Pontal; Pradópolis; Sales Oliveira; Santa Cruz da Esperança; Santa Rosa de Viterbo; Santo Antônio da Alegria; São José do Rio Pardo; São Sebastião da Grama; São Simão; Serra Azul; Serrana; Sertãozinho; Tapiratiba; Taquaritinga e Vargem Grande do Sul.

Programação Encontro Interestadual Feeb SP/MS – 12 e 13 de Julho – Ribeirão Preto 

ProgramaçãoConferênciaInterestadual2023

Regimento Interno

Conferência_Interestadual_Regimento_Interno_2023

Outras Notícias