Hoje às 11h tem tuitaço em defesa da Caixa

Facebook
Twitter
WhatsApp

Compartilhe em sua rede social

A categoria bancária com apoio da sociedade realizará nesta sexta-feira(11), um tuitaço a partir das 11:00 com objetivo de defender a Caixa 100% Pública e também denunciar a reestruturação que está acontecendo, sem planejamento e negociação com os empregados. Além disso, o ato cobra mais respeito da direção do banco e mais contratações.

Durante o Tuitaço, é recomendado a utilização das hastags:

#MexeuComACaixaMexeuComOBrasil

#MaisContrataçõesMenosFilas

#CaixaRespeiteOEmpregado

De acordo com o diretor do Sindicato dos Bancários de Rio preto e região, Daniel Vitolo, o empenho da categoria nestas ações utilizando a rede social é importantíssimo para demonstrar a insatisfação de todos contra as medidas impostas pela Caixa.

“Não podemos aceitar que a direção da Caixa de forma impositiva e sem diálogo faça alterações tão significativas e que podem acarretar enormes prejuízos aos colegas bancários. É de grande importância que neste momento, a categoria mostre sua força, seja nas ações presenciais ou pelas redes sociais como a que vai ocorrer no dia de hoje” disse o diretor.

Empregados da Caixa denunciam reestruturação ao MPT

O Ministério Público do Trabalho (MPT) recebeu nos últimos dias diversas denúncias de empregados da Caixa para investigar possíveis procedimentos discriminatórios na reestruturação do banco, que pegou de surpresa os trabalhadores no final de novembro. A principal reclamação é quanto ao deslocamento dos empregados para outras unidades sem aviso prévio, que atingem, principalmente, aposentados e incorporados.

“A falta de diálogo e a forma inesperada que a Caixa comunicou os deslocamentos ocasionou pânico e insegurança aos empregados atingidos. Muitos ainda estão com dúvidas sobre as alterações e temem alterações significativas na vida funcional e em suas remunerações”, afirmou Aparecido Donizete Roveroni, presidente do Sindicato dos Bancários de Rio Preto e Região.

A falta de planejamento mostra a pouca importância que o banco dá aos seus empregados. “Mais uma vez a direção da Caixa realiza mudanças sem planejamento. Isso mostra o desrespeito da direção da Caixa com os empregados. Até o momento não houve informação oficial do que está acontecendo. E o que estamos vendo é uma medida da Caixa que está gerando pânico e insegurança entre os trabalhadores”, afirmou Julio Cesar Grochovski, diretor do Sindicato.

As gerências Executivas de Governo (Gigov) e gerências Executivas de Habitação (Gihab), áreas responsáveis pelo planejamento urbano dos municípios, também estão passando pelo processo de despejo. “A falta de planejamento que vemos acontecer no governo, está presente nessa decisão da direção da Caixa. Estão pensando unicamente na questão econômica, sem pensar nas pessoas nem como as políticas públicas vão chegar aos municípios e suas populações”, avaliou Hilário Ruiz, vice-presidente regional do Sindicato.

Sindicatos questionam medida da Caixa

Os Sindicatos através da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, assessorada pela CEE/Caixa, enviou um ofício para questionar o banco quanto ao deslocamento dos trabalhadores e à falta de negociação da direção da Caixa com os trabalhadores, como garante o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

A CEE/Caixa protestou contra o processo de reestruturação bem como a falta de diálogo e respeito com os empregados, visto as mudanças arbitrárias que estão ocorrendo inclusive sem negociação com a representação dos empregados descumprindo o ACT vigente. Além disso, a avaliação desta Comissão é que a reestruturação também visa reforçar o desmonte do banco público precarizando áreas importantes como habitação, governo e logística.

De acordo com a coordenadora da CEE/Caixa, a reestruturação deveria ser negociada com os trabalhadores. “Pra que fazer as coisas desse jeito, de forma desumana e traumática. Essa reestruturação está sendo feita sem planejamento, sem transparência, nem debates. Isso reforça o que nós temos dito há tempos, que a direção da Caixa está desmontando a empresa, com a justifica de contenção de gastos. Por que não cortam as viagens do Pedro Guimarães, que fica passeando o país todo e se auto promovendo? Até porque, as viagens dele não trazem nada de bom para a Caixa, é só para lobby pessoal”, concluiu.

Outras Notícias