CCT assinada! Acordo é renovado por 2 anos, com aumento real e direitos garantidos
Após um longo e exaustivo processo de negociação em São Paulo, que terminou na madrugada desta quarta-feira(11), o Sindicato dos Bancários de Rio Preto e Região, representado pelo presidente Júlio César Grochovski, assinou o Acordo com a FENABAN. O acordo foi assinado em nome dos bancários do Banco do Brasil e dos bancos privados.
Os diretores Daniel Vitolo e Ernandes Reis também estiveram no evento. Eles e o presidente se deslocaram até São Paulo para representar o sindicato e a categoria.
A CCT prevê reajuste bancário 2024 de 4,64% para salários, VA e VR, PLR e todas as demais verbas, o que representa 0,9% de aumento real (considerando o INPC acumulado dos últimos 12 meses de 3,71%, divulgado nesta terça 10).
Para 2025, o aumento real também está garantido. O reajuste bancário será composto da reposição da inflação (INPC), mais ganho real de 0,6% sobre salários e todas as demais verbas. Além disso, a CCT traz dez novas cláusulas sociais (leia mais abaixo).
Com a CCT assinada, os bancos privados começam a pagar a PLR em setembro, e também vão antecipar o pagamento da 13ª cesta alimentação para outubro.
Para o presidente do Sindicato dos Bancários de Rio Preto e Região, Júlio César Grochovski, a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) é um patrimônio inestimável para os bancários e segue sendo uma referência para todo o Brasil. “Nós entendemos que havia uma expectativa de um reajuste maior por parte da categoria, e lutamos firmemente por isso. Mesmo assim, conseguimos manter todos os direitos garantidos pela CCT e ainda ampliar direitos sociais importantes. Além disso, alcançamos um reajuste salarial acima da inflação, o que representa bilhões em salários e benefícios para todos os bancários e bancárias”, destacou Júlio César Grochovski.
Novas cláusulas
As dez novas cláusulas conquistadas representam avanços no combate ao assédio moral, ao assédio sexual e a outras formas de violência no trabalho; compromisso com a isonomia salarial entre homens e mulheres; promoção do acesso e permanência de pessoas LGBTQIA+ nos bancos; iniciativas de requalificação para que os trabalhadores se adaptem às mudanças tecnológicas; requalificação e capacitação para o ingresso de mais mulheres na área do TI; realização de um novo Censo da Diversidade, dentre outras.
💵 Pagamento da PLR confirmado pelos Bancos:
Banco do Brasil: até dia 13/09
Itaú: até dia 20/09
Bradesco e Santander: até dia 30/09