O Ministério Público do Trabalho (MPT) recorreu ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) para buscar uma solução para o impasse nas negociações para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) dos empregados e empregadas da Caixa Econômica Federal.
Uma audiência de mediação pré-processual com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) está marcada para esta quarta-feira (23), a partir das 14h30.
A iniciativa ocorre após os empregados rejeitarem a terceira proposta apresentada pela Caixa nas assembleias realizadas na segunda-feira (21) em sindicatos de bancários de todo o país. Com a rejeição, a categoria decidiu manter a greve, que chega ao 14º dia nesta quarta-feira.
Na terça-feira (22), a Contraf-CUT encaminhou ofício à Caixa comunicando oficialmente o resultado das assembleias e solicitando a retomada das negociações.
A audiência no TST não representa, neste momento, a abertura de um dissídio coletivo. Trata-se de uma mediação pré-processual, procedimento voluntário e consensual que busca auxiliar empregados e empregadores na construção de um acordo antes de eventual ajuizamento de uma ação trabalhista.
A Contraf-CUT e o Sindicato dos Bancários de Rio Preto e Região acompanham a audiência e reforçam a importância da retomada do diálogo para avançar nas negociações do ACT dos empregados da Caixa.


