Sindicato e bancários do BB fazem Dia Nacional de Luta contra a reestruturação

Facebook
Twitter
WhatsApp

Compartilhe em sua rede social

Agências do Banco do Brasil (BB) de norte a sul do país realizaram nesta quinta-feira (21) manifestações do Dia Nacional de Luta contra a Reestruturação do banco.

Em São José do Rio Preto, o Sindicato e funcionários do BB atrasaram em uma hora o início dos atendimentos na agência da Avenida Constituição, na Boa Vista.

A paralisação foi uma orientação feita pela Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), disse Aparecido Roveroni, presidente do Sindicato de Rio Preto e Região.

“Ocorreu em todo o país. Nós fizemos hoje a paralisação em uma hora, das 10 às 11h da manhã, na agência da Boa vista porque esta agência é que está com previsão de fechamento.”

Roveroni criticou o plano de demissão voluntário e as reformas estruturais que o BB quer implementar, que prevê o fechamento de agências, demissão de cinco mil funcionários entre outras mudanças.

“É um incentivo para que o funcionário se desligue do banco, transferências de forma involuntária e descomissionamento de função”, lamenta.

O vice-presidente regional do Sindicato, Hilário Ruiz, falou da indignação gerada nos funcionários diante das mudanças propostas pelo BB.

“Os funcionários estão indignados e por isso decidiram protestar. Este é um período onde o Brasil necessita de mais empregos, mais distribuição de renda e as pessoas precisam de mais créditos, o banco público tem esta função importante nesta retomada econômica e o Banco do Brasil está agindo na contramão ao reduzir o número de agências e funcionários. A nossa luta é em defesa dos bancos públicos e neste momento principalmente no Banco do Brasil”, comenta.

Durante o protesto, o Sindicato colocou banners em agências bancárias da cidade de Rio Preto para orientar as pessoas que estiverem dificuldades em utilizar os terminais de atendimento.

“Recomendamos que os clientes utilizem o canal de ouvidoria do banco e reclamar, porque se os clientes aceitarem a situação como está cada vez mais terá menos bancários nas agências, o que contribui para piorar os serviços de atendimento ao público”, disse Jurandir de Jesus Garcia, bancário do BB e diretor do Sindicato.

Nas redes sociais, houve protestos através de um tuitaço, onde através de banner e comentários, sindicato e bancários puderam manifestar repúdio contras a reestruturação e defesa ao banco do Brasil.

O movimento sindical junto com a CEBB está organizando neste período de mobilização assembleias de base para a decretação do estado de greve. A indicação do movimento é que no dia 29 seja realizada uma paralisação nacional de 24 horas. No dia 29, está programada também uma atuação organizada nas mídias sociais e o uso de roupas pretas pelos funcionários.

A garantia dos direitos básicos dos funcionários também é preocupação do movimento sindical.

“Não iremos nos esquivar. O Sindicato tem o compromisso com os colegas do Banco do Brasil em defender os direitos da nossa categoria, independente de qual governo for, não aceitaremos retrocesso ou desmonte, estamos prontos para resistir e lutar pela categoria, e assim faremos”, finaliza Darci Barros, bancário do BB e diretor do Sindicato de Rio Preto.

Participaram do protesto os diretores do Sindicato Hilário Ruiz, Daniel Vitolo, Julio Cesar, Darci Barros, Devair Silva, Jurandir Garcia

Galeria de Fotos

Outras Notícias